segunda-feira, 31 de julho de 2017

3º Dia de Campo: Atitudes simples mudam o mundo, faça você também

Jéssica Freitas - comunicadora popular ADESSU Baixa Verde



No último domingo, 30/07, foi realizado na comunidade Santa Rosa, no município de Triunfo-PE, o 3º Dia de campo da Agricultura Familiar – Dia C do cooperativismo, com o tema “Atitudes simples mudam o mundo, faça você também”. O evento contou com mais de 100 participantes, entre agricultoras e agricultores cooperados, famílias de comunidades vizinhas, crianças, adolescentes e jovens.

O Dia de Campo foi realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (COOPCAFA), com o apoio da ADESSU Baixa Verde, SESCOOP-PE, Sistema OCB-PE, UFRPE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo, CONDESTRI, Centro Sabiá e KNH Alemanha. 

Para a presidente da COOPCAFA, Nadjanécia dos Santos, o evento superou as expectativas. “O evento aconteceu graças a nossas parcerias, que deram apoio desde o inicio. Era uma grande expectativa nossa e da OCB e vimos que todo nosso esforço valeu a pena. As oficinas foram riquíssimas e os participantes saíram com muito mais conhecimento”, relatou.  

O “Dia C” é uma data festiva para as cooperadas e cooperados, que buscam compartilhar experiências e discutir sobre formas de como melhorar a produção das agricultoras e agricultores. Todo o público se dividiu em cinco grupos temáticos durante toda a manhã. Em seguida, foi realizada a socialização do que havia sido trabalhada em cada oficina.

Oficina 01:
Viveiro de Mudas: Sementes, saco, misturas, enxertia, espaçamento, plantas adequadas, manejo e produtividade. 
Responsáveis: Técnicos da ATER – Paulo e Cícera Maria

Oficinas 02:
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Responsável: Professora Ellen Viégas (UFRPE)

Oficinas 03: 
Defensivos Naturais: Controles de pragas e doenças através de receitas não química e barata preservando a saúde das pessoas e do meio ambiente. 
Responsável: Sandra Rejane (Centro Sabiá)

Oficinas 04:
Cooperativismo: A importância da COOPCAFA para a geração de renda (papel da COOPCAFA e seus cooperados)
Responsável: Edmilson Soares (COOPCAFA)  

Oficina 05:
Crianças: solidariedade como o ser humano e a natureza. 
Responsáveis: Educadoras Juliana Quinto e Kátia Viana (KNH) 

A jovem Rafaela Marques, que mora na comunidade Santa Rosa, participou da oficina sobre 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos'. Para ela foi de grande importância conhecer formas eficientes e também muito simples de cuidar dos alimentos, além de conhecer alternativas de gerar renda a partir da comercialização de frutas que muitas vezes encontra ao redor de sua casa.







Nenhum comentário: