ASA PE

A Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA/PE) é uma rede integrante da ASA - Brasil. Formada por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil organizada, a ASA/PE visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de sua população.



Atualmente diversas organizações integrantes da ASA/PE executam em Pernambuco o Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido, que tem duas ações o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Estes programas destinam-se a melhorar a qualidade de vida dos agricultores/as familiares, através da construção de cisternas de placas e calçadão, barragens subterrâneas e tanques pedras, propiciando água para o consumo humano e fins produtivos.

Além disso, as famílias e comunidades beneficiadas são mobilizadas para participarem efetivamente do processo de construção e de espaços de qualificação profissional e formação cidadã, que ocorrem através de capacitações técnicas, intercâmbios e sistematizações coletivas de experiências agroecológicas bem sucedidas. Os programas estimulam as famílias a serem protagonistas das ações desenvolvidas em suas propriedades e comunidades rurais, propiciando segurança hídrica, alimentar, geração de renda e organização comunitária de forma sustentável.

A ASA/PE constitui também um espaço coletivo de reflexão e elaboração de proposições de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável no estado. Enquanto articulação assume espaços de representação no Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Conselho de Segurança Alimentar, entre outros.

Outras informações:
comunicacaoasape@yahoo.com.br