terça-feira, 23 de agosto de 2016

Projeto Balaio Cultural realiza o II Circuito de Poesias em Ouricuri

Por Kátia Rejane - Comunicadora do Caatinga.


No dia 22 de Agosto, dia  dedicado ao Folclore, foi realizado o encerramento do II Circuito Estudantil de Poesias de Ouricuri. Ao som da sanfona do poeta e compositor Elmo Oliveira,o público presente dançou e cantou músicas que compõe o rico repertório cancioneiro nordestino.
O evento iniciou com um recital com a participação de poetas do município de Bodocó, além dos poetas ouricurienses que durante dez dias percorreram escolas municipais e estaduais, levando poesia e boa música. Participaram também estudantes das escolas onde o circuito passou.  O II Circuito Estudantil de Poesias é idealizado pelo Professor e Poeta Juarez Nunes que sentindo a necessidade de resgatar a cultura Popular Nordestina nas escolas iniciou o movimento. O circuito faz parte de um projeto chamado Balaio Cultural que tem como objetivo divulgar e fortalecer a cultura popular nordestina, envolvendo artistas e admiradores.
O Balaio Cultural nasce da necessidade de articular artistas e amantes da cultura para discutir a pauta da valorização cultural no território do Araripe, a idéia é que o Balaio seja cada vez mais recheado de música, poesia, artesanato, comidas típicas e diversas manifestações culturais que resgatem e retratem as lutas do Povo do Araripe. “ A gente sabe que sozinhos não vamos muito longe, mas juntos nos fortalecemos e podemos fazer mais pela nossa cultura que nem sempre é respeitada como deveria, por isso estamos nos organizando nesse Balaio” Conta o poeta Ramirio Nunes.

Para o idealizador do Circuito Estudantil de Poesias Juarez Nunes o saldo é positivo. “É muito gratificante ver o público prestigiando esse trabalho que é feito com tanto amor. Fico muito feliz em ver os estudantes se envolveram cantando as músicas boas de forró que tem letra, que levam uma mensagem, outros estão escrevendo, recitando. Isso nos deixa com uma satisfação enorme, uma certeza que todo esse esforço valeu muito” Conta o poeta emocionado.
O II Circuito estudantil de Poesias contou com o apoio do SESC de Bodocó e da Prefeitura Municipal de Ouricuri. Os componentes do Balaio Cultural afirmam que as atividades de resgate e fortalecimento da Cultura terão continuidade e em breve haverá outros eventos que fortaleçam essa luta.


Nenhum comentário: