sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agricultor cultiva jerimum gigante em Bezerros



Por Josi Marinho
Comunicadora ASA PE/ COOPAGEL

 Na propriedade de José Edmilson Silva, 65 anos, no Sítio Alecrim, município de Bezerros, Agreste de Pernambuco, há uma variedade de plantações, como milho, feijão de corda, chuchu, batata, banana, laranja e macaxeira. No entanto, a produção mais inusitada foi a de um jerimum gigante com 28 kg.

O agricultor disse nunca ter visto nada igual. "Eu fiquei surpreso com o tamanho, principalmente quando pesei. Não fiz nada de diferente, apenas plantei algumas sementes que ganhei, e com três meses o jerimum ficou maior do que o comum”, conta o agricultor admirado. Sobre o segredo para o cultivo, José Edmilson responde que não usou nenhuma técnica ou insumo, mas apenas de forma agroecológica alcançou a colheita após sete meses. “Tudo é fruto da terra”, diz. A plantação orgânica também resultou na colheita de um outro jerimum, esse com 16kg.

O jerimum gigante atraiu a atenção dos vizinhos, a exemplo de Ivanilda Maria da Silva, 52 anos, que elogia a plantação. “Tive um susto ao ver o tamanho. Há 40 anos trabalho na agricultura, mas nunca tinha visto um jerimum deste tamanho”, relata.

Na propriedade, José Edmilson também tem uma criação animal com suínos e bovinos. “Tudo o que tenho aqui é para meu próprio consumo, dos meus familiares e vizinhos. Tudo vem da agricultura familiar”, comenta. Em sua propriedade o agricultor faz uso da água de uma cisterna de placa com capacidade para 16 mil litros, e recebe ainda assistência técnica da COOPAGEL. 




Nenhum comentário: