sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Comunicadores da ASA debatem comunicação popular




Pernambuco recebeu o grupo de comunicadores/as da ASA, representados pelos vários Estados que formam a Articulação, para debater a comunicação popular a partir da atual conjuntura política. O encontro ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, nos dias 25 e 26 de agosto.

 Na pauta de debate a comunicação como um direito fundamental para a mobilização social, uma estratégia para convivência com o Semiárido, instrumento estratégico de luta e resistência para a ASA.


Para apresentarem as suas experiências foram convidadas a editora do Jornal Brasil de Fato Pernambuco, Monyse Ravena, e Débora Brito, do Coletivo de Comunicação Popular Terral. 


A partir desse diálogo foram apresentados alguns eixos como pensar a comunicação como um instrumento que dialoga com o povo, que fortalece as experiências e criam uma identidade. O diálogo se estendeu ainda sobre a importância da cobertura colaborativa, o fazer comunicação como um processo e garantir esse direito humano. 


Em grupo os comunicadores/as refletiram sobre os vários instrumentos utilizados pela ASA para sistematizar as experiências, a exemplo dos boletins, programas em rádios comunitárias, sites, redes sociais, feiras agroecológicas, intercâmbios, contação de histórias, teatros, entre outros. O coletivo também relatou as fragilidades e potencialidades da rede na perspectiva dos desafios a serem superados a partir do cenário político e a perca de direitos e espaços. Para apresentar essas contribuições os grupos usaram a criatividade através do cordel, programa de rádio improvisado, ciranda e poesia.


IX ENCONASA

O IX Encontro Nacional da Articulação do Semiárido (EnconASA), que tem como tema “Povos e territórios: resistindo e transformando o Semiárido”, que será realizado em Mossoró, RN, entre os dias 21 a 25 de novembro, foi o assunto principal no segundo dia de trabalhos no Encontro Nacional de Comunicação. 


A comunicadora popular de Minas Gerais, Helen Santa Rosa, falou da experiência do ultimo EnconASA, que aconteceu em Minas Gerais, e o Coordenador executivo da ASA Rio Grande do Norte, Yure Paiva, apresentou os preparativos para a próxima edição e a comunicação como instrumento para fortalecer a convivência na região do Semiárido brasileiro. 

Após essa discussão, os grupos de trabalhos – divididos por delegações estaduais – se reuniram e discutiram “o direito à comunicação e como ampliá-lo dentro de cada Estado” e qual “legado o Encontro Nacional de Comunicação deixará e que influência terá na ASA Pernambuco”.
O Encontro Nacional de Comunicadores da ASA foi encerrado com a apresentação de cada grupo, numa construção coletiva, como forma de fortalecer a comunicação popular e democrática levada para os povos do Semiárido Brasileiro.

Por Josi Marinho (COOPAGEL), Kátia Rejane (CAATINGA), Clóvis Manfrini ( FETAPE), Mailson Pedro ( AGROFLOR)




Nenhum comentário: