quarta-feira, 9 de outubro de 2013

“O coração da gente se enche de alegria”, diz agricultor ao receber a cisterna-calçadão

Por Risaldo Gomes - Articulador da Cáritas Diocesana de Pesqueira

A construção das cisternas calçadão avança na região Agreste. Dessa vez a Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana, vem executando mais cisternas, através do Projeto Pernambuco Mais Produtivo, em comunidades rurais do município de Alagoinha. A chegada dessas tecnologias sociais reanimam as esperanças por dias melhores às famílias agricultoras, pois vão ter reservatórios para guardar água o ano inteiro para produzir e para consumo humano.

Como parte dos processos de formação, oito pedreiros estão sendo capacitados para aprender a produzir as placas de cisternas calçadão na comunidade de Laje do Carrapicho. Entusiasmados, os agricultores prestam atenção aos conteúdos durante o curso. Os instrutores explicam aos participantes que as cisternas são instrumentos de cidadania, para o bem do povo.

O agricultor Genival Galindo, da comunidade de Regalo, está bastante empolgado com a cisterna calçadão construída em sua área. “É uma benção de Deus! O coração da gente se enche de alegria”, diz o agricultor em êxtase, mostrando seus 500 pés de acerola. Enquanto não é época de chuva vai irrigando sua plantação com água do poço. “Um dia o Pai do Céu vai mandar chuva pra gente e eu vou molhar minhas plantinhas com água que vai ser depositada na cisterna calçadão. Quanta alegria!”

Todos que passam pela comunidade de Regalo ficam admirados com tamanha sabedoria de um agricultor que acredita no que faz e é consciente de seus valores. É a força da organização e mobilização do povo. É o trabalho da Cáritas Diocesana de Pesqueira chegando às famílias agricultoras.  

Nenhum comentário: