quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ASA apresenta experiência de cisternas na Argentina

Por Daniel Ferreira - Assessoria de Comunicação da Diocese de Pesqueira

Toda boa ideia deve ser propagada, multiplicada e copiada, ultrapassando limites e fronteiras geográficas e territoriais. Foi desse sentimento que comungou o segundo Encontro Mundial do Grande Chaco Americano ao convidar a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) para conduzir o painel sobre “Água para consumo e produção: estratégias para a gestão comunitária”. Na ocasião, a coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira e coordenadora executiva da ASA pelo Estado de Pernambuco, Neilda Pereira, apresentou a experiência do Programa 1 Milhão de Cisternas ( P1MC). O evento aconteceu entres os dias 19 a 21 deste mês em Buenos Aires, na Argentina, no Centro Cultural Recoleta.

Neilda Pereira falou para um público diverso de mais de 600 pessoas dos países da Argentina, Bolívia e Paraguai, entre agricultores familiares, representantes de organizações indígenas e camponesas, prefeitos, ecologistas, produtores rurais e especialistas de agências internacionais. “Foi um momento importante para mostrar a bela experiência desenvolvida com os povos do Semiárido por um conjunto de organizações que trabalham na região. O P1MC revela uma conquista do acesso à água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas, de forma descentralizada e participativa”, enfatiza Neilda.

“O acesso à água é outro fator que também merece ações urgentes. É importante ter referências de outras experiências bem sucedidas como a do P1MC no Brasil”, comentou Ivan Arnold, diretor de Nativa, uma organização membro da Rede Chaco com forte penetração no Chaco Boliviano. Assim como a ASA se constitui numa rede de organizações, a Rede Chaco também se firma como um conjunto de instituições que vêm construindo uma trajetória de luta e resistências pelos povos que habitam o Grande Chaco Americano.

Ainda durante o evento, Neilda Pereira se reuniu com representantes dos países do Paraguai, Uruguai e Argentina para discutir estratégias do Programa Sede Zero.  Iniciativa inspirada e pensada a partir da experiência do P1MC no Semiárido brasileiro.

Grande Chaco Americano – É uma região em que vivem 7 milhões de habitantes. Lugar de 30 etnias com pelo menos 29 línguas com diferentes graus de vitalidade. Ambientalmente, é o maior bosque seco do mundo e a segunda massa florestal americana. Possui uma diversidade biológica única.

Em um milhão de quilómetros quadrados localizados no centro do continente Sul-americano. Os países Argentina, Bolívia e Paraguai estão dento desse ecossistema. Uma das regiões de maior diversidade ambiental e biológica do planeta e a maior área de bosques do continente depois do Amazonas.

É nesse espaço geográfico que e se apresenta, ao mesmo tempo, a diversidade e as urgências sociais gritantes e uma forte pressão sobre o ambiente. Uma região com fome de desenvolvimento equitativo e sustentável em benefício da humanidade. É com esta visão que se organizou a Rede Chaco, um coletivo de organizações da Argentina, Bolívia e Paraguai que pretende incluir o Chaco na agenda mundial.

Nenhum comentário: