quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ato Público em Sitio Carrapato reúne mais de 200 pessoas

Por Kátia Gonçalves - Comunicadora do Cecor

Terra, Água e Ar: Esses recursos naturais podem acabar. Em defesa desse tema é que o Centro de Educação Comunitária Rural(Cecor) em parceira com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz da Baixa Verde, o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central, a Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde e as Comunidades de Carrapato, Cachoeira e Olho D’ Água realizou na manhã de hoje, no município de Santa Cruz da Baixa Verde, um Ato Publico a favor de um meio ambiente mais digno de convivência e sem poluição, no Sítio Carrapato. 

Para o coordenador geral do Cecor, Expedito Brito, essa luta vem se difundindo entre as comunidades desde 2002, mas que desde então, as ações devem ser contínuas e perpassadas de pai para filho. “Nossa obrigação é cuidar do outro e quando cuidamos da natural, do meio ambiente, estamos nos ajudando e respeitando o próximo. O planeta é nossa casa! Vamos viver consciente dos malefícios que os péssimos hábitos podem nos causar”, alertou Brasil. 

Durante o Ato houve apresentações culturais de estudantes ingressados com a luta, da Escola Municipal Arthur Viana Ribeiro, de Jatiúca, distrito de Santa Cruz da Baixa Verde. Depois um grupo de mulheres chamou à atenção dos participantes para o cuidado com a água. Com o tema: “Água e Terra”, a apresentação cênica uniu mulheres de chapéu de palha. De mãos dadas e com uma bacia de água limpa no centro do circulo, elas soltaram a voz cantando a música de Guilherme Arantes (Planeta Água). 

O evento reuniu autoridades locais, membros de organizações governamentais e não governamentais; presidentes de sindicatos, associações, jovens e crianças. Outro momento importante foi a homenagem dedicada a VaneteAlmeida(in memoriam) pelo  Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central(MMTR-SC). Para elas, essa luta existe porque Dona Vanete abraçou a causa e espalhou sementes de ações em prol do meio ambiente. 

No final, homens, mulheres, jovens e crianças plantaram mudas de árvoresnas margens do Riacho Cachoeira, na comunidade de Carrapato. 

Nenhum comentário: