terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lembre-se: o mundo é a sua casa! Participe do Ato você também

Por Kátia Gonçalves - Comunicadora do Cecor

De acordo com o filosofo João Bosco da Silva, a responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. Comungando da mesma ideia é que o Centro de Educação Comunitária Rural(Cecor) convida a todos e todas para um Ato Público a favor do meio ambiente, no próximo dia 25, das 07h às 11h, no sítio Carrapato/Santa Cruz da Baixa Verde(PE).  

Com o tema: ÁGUA,TERRA E AR : Estes Recursos Naturais podem Esgotar. O Ato irá propor uma discursão sobre os danos causados pela ação predatória do homem nas áreas produtivas e fontes de água no entorno das comunidades Riacho Olhos D’Água e Cachoeira.

O Cecor propõe que repensem sobre atitudes como jogar o lixo no lugar certo. Além de danos irreparáveis, o lixo que é despejado em lugares inadequados pode atrair insetos e animais nocivos, trazer uma série de doenças e ainda causar acidentes. É partindo destes princípios que o trabalho com homens, mulheres, jovens e crianças desenvolvido pelo CECOR vem se fortalecendo na comunidade do Olho D´água e Cachoeira desde 2002, a partir de ações em parceria como o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central(MMTR-SC). 

O Riacho Olho D'água nasce na área rural no município de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão Central de Pernambuco, na comunidade rural do Olho D'água. O Riacho abrange três municípios pernambucanos (Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Calumbi), desde a nascente até a foz, abastece cerca de 200 famílias. A redução do fluxo e volume de água, causado em grande parte pela retirada da mata ciliar ao longo de sua margem e pela poluição da água, levou grupos locais a tomarem medidas para reverter os danos ambientais, assegurou o coordenador geral do Cecor, Expedito Brito. 

Ao longo da história de ocupação e exploração na região, a Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú passou por diversos processos de exploração e uso. No entanto, não foram planejadas formas de exploração ambientalmente e socialmente sustentáveis, o que determinou um preocupante processo de degradação do Rio e seus afluentes. Por isso, devemos abraçar todas as causas que contribuem para um cenário limpo de dejetos e poluição, alertou Alda Balbino, uma das coordenadoras do Ato. 

Durante o evento as mulheres do MMTC-SC irão prestar uma homenagem a Dona Vanete Almeida (in Memoriam), um braço forte das causas sociais, politicas e ambientais a favor de um meio social mais justo, um meio ambiente digno para sustentabilidade do homem e da mulher do campo, sem degradação. No final, haverá um plantio de mudas nas margens do Riacho Cachoeira, na comunidade de Carrapato. 

O Ato conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz da Baixa Verde, o MMTR-SC, da Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde e das Comunidades de Carrapato, Cachoeira e Olho D’ Água.

Programação: 

7h - Acolhida/Lanche
8h30 - Apresentação Cultural
09h30 - Ato Político 
10h30 - Homenagem a Dona Vanete
11h – Plantio de mudas no Riacho Cachoeira. 

Serviço:
Assunto: Ato Público
Local: Comunidade Carrapato na Residência do Senhor Otacílio 
Data: dia 25 de Setembro de 2013.
Horário: 07h às 11h 
Contatos: (87) 3831-2385 ou 9660-0333

Nenhum comentário: