sexta-feira, 8 de março de 2013

Na Capital e no Sertão a Casa da Mulher do Nordeste celebra o Dia Internacional da Mulher

Por Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Casa da Mulher do Nordeste realiza ações em Recife e também em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, como também se une aos atos públicos promovido pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco e o Fórum de Mulheres do Pajeú. A ideia é pautar neste dia as bandeiras de luta do movimento de mulheres do campo e da cidade, como o fim da violência contra a mulher e a convivência com o semiárido no Sertão do Pajeú.

No dia 08/03, a Casa participa de uma grande passeata com ativistas e mulheres do movimento, promovido pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco, às 16h. O intuito é  lembrar das bandeiras de luta do movimento, como Direito ao trabalho digno, à Legalização do Aborto e pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A concentração será no Parque 13 de Maio e segue até a Praça do Carmo, no Centro do Recife.

No Sertão começa hoje (07/03) a programação em parceria com o Fórum de Mulheres do Pajeú. Ainda com as ações de protesto pelo fim da violência de gênero, a partir das 19h, haverá uma Vigília na Praça Arruda Câmara, em Afogados da Ingazeira. “No inicio do ano de 2013 houve dois assinados bárbaros de mulheres pelos seus ex-companheiros em Afogados da Ingazeira, além dos que houve em Ouricuri na Região do Araripe e em Arcoverde.  A vigília tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade a se posicionar contra essa violência que são submetidas  as mulheres. Clamar por justiça e que os assassinos sejam presos. Exigimos o fim da violência contra as mulheres. É inadmissível que mulheres continuem sendo violentadas e mortas na nossa sociedade“, disse a coordenadora do Programa Mulher e Vida Rural, da CMN, Célia Souza.

Hoje (07/03) a CMN também realizou um Seminário sobre os Impactos da seca na vida das mulheres e as políticas públicas de gênero, pela manhã, com representações dos 17 municípios da Região. E as atividades continuam no dia 22 de março com uma ação de Mídia: rádios, jornais, redes sociais e blogs, para fazer um debate com a sociedade sobre a qualidade da água que as famílias estão recebendo dos carros Pipas, e os impactos que causa na vida da saúde dessas famílias.

Já na Capital de Pernambuco, as atividades acontecem na comunidade de Passarinho, na Zona Norte do Recife. A CMN realiza dois momentos para lembrar o Dia Internacional da Mulher. No dia 08, a partir das 9h da manhã realiza uma Roda de Conversa com os pais de alunos e alunas da Escola Pastor Davi, com exibição de vídeos e debate sobre violência contra a mulher. O segundo momento acontece no dia 13 de março, a partir das 15h, na Praça de Passarinho, a CMN promove uma tarde cultural, com Show das Sambadeiras e apresentação cultural com Mateus e Catirina sobre a temática. A atividade conta com a parceria do Grupo Espaço Mulher de Passarinho, Adolepass e o Conselho de Moradores de Passarinho.

Nenhum comentário: