sexta-feira, 8 de março de 2013

MMTR-NE celebra o Dia Internacional da Mulher em vários estados

O Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, que tem atuação nos nove estados do Nordeste, realiza várias atividades durante o mês de março, que vão desde caminhadas à discussão de políticas públicas sobre cidadania e o impacto da seca na vida da mulher do campo, como é o caso do Estado de Pernambuco.  

O movimento preparou uma carta política sobre a situação das mulheres na convivência com o semiárido destacando algumas questões importantes para o gênero, que serão distribuídas nos atos públicos. Para Verônica Santana, diretora do MMTR-NE, esse é o momento de unificar as bandeiras de lutas para todos os Estados, respeitando suas particularidades e abrangência. “Cada Estado tem sua dinâmica, para celebrar o Dia Internacional da Mulher serão realizadas várias ações durante todo o mês de março. Decidimos que este ano de 2013 a bandeira de luta seria a seca e a convivência com o semiárido. Vamos pautar este assunto, já que as politicas públicas não são adequadas para atender as demandas das mulheres, que são as primeiras a sofrer com a seca no Nordeste.”, disse.

Na Paraíba, acontece a Marcha das Mulheres pela Vida e pela Agroecologia. E o Maranhão vai às ruas em caminhada com o tema: “Enfrentamento a violência contra a mulher”. Em Sergipe, as mulheres organizam a Feira de Artesanato com palestra sobre o 8 de março, junto com outras organizações. Neste mesmo dia, participam de passeata em Simão Dias. Além de oficinas sobre a seca e a violência contra mulher até o dia 26 de março.

Segue a programação:

Pernambuco
  • Caminhada e discussão de políticas públicas, cidadania, o impacto da seca na vida da mulher do campo, violência, conquistas das lutas das mulheres. Desfile – dramatização e caracterização de personagens históricos.
Participam: MMTR, Casa da Mulher do Nordeste, Sintep, Diretoria da Mulher
Onde? São José do Egito
Quando? Dia 8 de Março

*Com informações de Emanuela Castro (Assessora de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste)

Nenhum comentário: