terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Evento debate e premia luta pelos direitos das mulheres

Por Arméle Dornelas - Assessoria de Comunicação do Chapada

A importância da luta para garantir os direitos das mulheres ganhou destaque na última sexta-feira, 07, na cidade de Araripina, Sertão do Araripe de Pernambuco. A Associação de Mulheres Urbanas e Ruralistas de Araripina (AMMURA) homenageou pessoas que contribuem para uma sociedade mais justa durante o prêmio Mulher Destaque 2012. Entre premiados e premiadas, estava a coordenadora geral do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Valéria Landim, que também pôde presenciar o debate acerca dos avanços e desafios para a conquista da igualdade de gênero.

Participaram da premiação associações de mulheres, organizações da sociedade civil, sindicatos de trabalhadores rurais, poder público local e estadual, além de agricultores e agricultoras da região do Araripe. No início do evento, representantes de alguns desses segmentos formaram uma mesa de abertura e, na ocasião, levantaram questões relevantes sobre os problemas ainda enfrentados pelas mulheres na busca pela dignidade.

A forte incidência da violência doméstica na região, assim como a falta de preparo de muitos policiais para lidarem com as vítimas prevaleceram nas falas que também mostraram a necessidade de implantar uma delegacia da mulher na cidade. “Essa é uma das prioridades da AMMURA. Garantir a dignidade de toda mulher faz parte de nossa trajetória e esse evento é importante para reforçarmos isso diante da sociedade e mostrarmos que precisamos de apoio para avançarmos nesse debate”, comentou a presidente da associação, Célia Campirá. 

Ainda no primeiro momento, mostrou-se que exclusões sociais e econômicas configuram violências psicológicas. Assim, reafirmou-se que a criação e fortalecimento de ações produtivas voltadas às mulheres são essenciais porque garantem autonomia e independência feminina. Essa questão foi representada de forma figurativa com a entrada de duas personagens: a mulher do passado, levando uma cabaça com água, e a mulher do presente, trazendo parte de sua produção e mostrando que avanços foram conquistados.

O debate foi encerrado com vídeos que serviram como motivação na luta para garantir os direitos das mulheres. Esse foi o gancho para o início das homenagens que premiou várias pessoas que fizeram parte  da trajetória da AMMURA por seus históricos de luta. Segundo Valéria Landim, uma das mulheres destaque, o reconhecimento é fruto da importância do trabalho coletivo desenvolvido pelo Chapada. “Nós construímos tudo em conjunto, assim como toda nossa história foi construída através da parceria com a AMURA, com os sindicatos de trabalhadores rurais, associações, grupos de mulheres e todas as comunidades rurais da região do Araripe. Parabéns a AMMURA por esse momento”, destacou. 

O evento contribuiu para colocar em pauta questões de gênero e mobilizar atores relevantes para essa causa. A importância da atuação das associações de mulheres, da luta da sociedade civil e da parceria com o poder público ficou evidente, e abre caminhos para construção de uma realidade na qual mulheres tornam-se cada vez mais livres e protagonistas das suas histórias. “O mais importante é que a sociedade em geral, especialmente as mulheres, esteja feliz. Trabalhos como o da AMMURA contribuem para uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, reforçou o secretário executivo de agricultura familiar de Pernambuco Aldo Santos.   

Nenhum comentário: