terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ProRural visita cisternas de placas no Sertão do Araripe pernambucano


Por Arméle Dornelas* – Assessoria de Comunicação do Chapada

Na manhã da última sexta-feira (07/12), o secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco (SEAF) e gerente do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Aldo Santos, esteve na região do Araripe, para acompanhar o processo de construção das cisternas de placas em comunidades rurais. 

A visita aconteceu na Serra da Baixa I e II, no município de Ipubi, e foi acompanhada pelos técnicos do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), presidentes de associações rurais, e também pelo coordenador  do Conselho de Desenvolvimento Rural de Ipubi, João Batista. Na ocasião, o secretário conversou com famílias beneficiadas pelo Programa, pedreiros envolvidos nas construções e lideranças comunitárias do município.

O Chapada é uma das organizações gestoras da ação no estado,  responsável pela implementação de 3.600 cisternas de placas, que serão construídas no Sertão do Araripe, nos municipios de Ipubi, Trindade, Moreilândia e Parnamirim, e no Sertão Central, nos municípios de Salgueiro, Mirandiba, São José de Belmonte,  Carnaubeira da Penha e Belém de São Francisco.

Cada reservatório tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água que, se utilizada com moderação em atividades como cozinhar, beber e escovar os dentes, poderá durar até oito meses, considerando uma família de cinco pessoas. A mobilização comunitária é parte integrante da metodologia de reaplicação da tecnologia social.

21 mil cisternas no Semiárido pernambucano

O Programa Cisternas é desenvolvido pelo Governo do Estado, através do ProRural, e tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa conta com a parceria da Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), e prevê a construção de 21 mil cisternas de placas no Semiárido pernambucano.

*Com informações de Edésio Medeiros, coordenador de Programas do Chapada.

Nenhum comentário: