segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Januária celebra Luiz Gonzaga em última noite de EnconASA



A despedida cultural do VIII EnconASA, realizado de 19 a 23 de novembro em Januária, Minas Gerais, foi ao som de muito baião. A festa foi uma homenagem ao centenário de nascimento de um dos maiores ícones da cultura nordestina: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Mineiros, nordestinos e brasileiros de diversas idades, cores e cantos do país se envolveram no ritmo contagiante do forró e dançaram as melodias de alguns dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga.

O palco – em frente à feira de Saberes, Sabores e Culturas – ajudou a compor o cenário de um momento que representa mais que uma simples alusão ao centenário de Gonzagão, como ficou conhecido o cantor. “Gonzaga é cultura, é semente que trouxe a tona o sofrimento e as riquezas do sertão brasileiro”, lembra o agricultor Vilmar Lermen, de Exu, Pernambuco, terra natal do Rei do Baião.

“O legado de Gonzagão é de extremo valor para o Nordeste. Ele aproveitava as coisas que aconteciam para tocar o coração do sertanejo e mostrar o Nordeste de outro jeito. Gonzaga é ícone, e é ídolo”, enfatiza o cantor Zé Luiz, uma das atrações da noite.

Para José Maria Saraiva, que veio do Piauí participar do VIII EnconASA, Gonzaga é precursor de uma geração que mostrou ao mundo a beleza e o sofrimento do povo do semiárido. “Luiz Gonzaga foi o único que teve coragem, numa época tão complicada e tão difícil, de mostrar ao Brasil o Nordeste de verdade através de suas letras e melodias simples. Isso fez com que outras pessoas também tivessem coragem de sair e mostrar sua cara para o mundo”, pontua.

A noite teve ainda atrações dos estados que participam do VIII EnconASA. Erivan Camelo, integrante da delegação cearense, subiu ao palco e também tocou clássicos do Rei do Baião. “O diferencial de Luiz Gonzaga é que ele canta no forró pé de serra autentico a vida dos nordestinos, canta a vida de pernambucanos a cearenses como nunca ninguém cantou", comenta.

Mas Gonzaga não foi o único que encantou a noite de Januária. O “Terno dos Temerosos”, expressão cultural mineira de Januária, trouxe a riqueza da renovação e da juventude, envolvendo e cativando o público. A noite foi encerrada ao som de Zé Lu e Banda.

Nenhum comentário: