terça-feira, 25 de setembro de 2012

Organizações da ASA-PE promovem Seminário Regional e Encontro Territorial


Evento reuniu agricultores/as experimentadores/as do Sertão do Araripe e Médio São Francisco


Por Elka Macedo* e Mariana Landim**

Nos dias 22 e 23 de setembro, no Centro Casa da Roça, na cidade de Dormentes, foi realizado o Seminário Regional de Agricultores/as Experimentadores/as do Médio São Francisco e o Encontro Territorial dos Sertões do Araripe e Médio São Francisco. A iniciativa foi do Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NEPS) em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga) e o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), entidades que integram à Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE). 

O evento teve o objetivo de potencializar a troca de experiências entre agricultores e agricultoras do território, como também de discutir e avaliar a caminhada da Articulação Estadual, a partir das ações de convivência com o Semiárido que vem sendo desenvolvidas no estado. Além de agricultores/as familiares, o encontro contou com a presença do secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, e de representantes do poder público municipal, dos sindicatos de trabalhadores/as rurais da região; das comissões municipais da ASA; da coordenação executiva da ASA-PE e das três organizações envolvidas. 

A abertura do Seminário Regional e do Encontro Territorial foi marcada por uma mística na noite da sexta-feira (22). O início dos trabalhos na manhã do dia seguinte se deu com a formação de uma mesa composta pelo coordenador geral do NEPS, Manoel Ireno de Souza; pelo coordenador geral do Caatinga, Paulo Pedro e pelo coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) no Chapada, Edésio Medeiros. Na ocasião eles puderam debater sobre a importância da estocagem de alimentos, água e sementes animal e vegetal nos municípios do território, além da adoção de práticas e estratégias de convivência que garantam que as famílias enfrentem os períodos críticos de seca com mais tranqüilidade. Os participantes ainda discutiram sobre as perspectivas e os desafios para os próximos anos.

Ainda na parte da manhã, a coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira, e o secretário Aldo Santos compuseram a mesa para debater com a plenária do evento sobre as ações e políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar no estado, como também sobre as cisternas de plástico, as ações emergenciais de enfrentamento à estiagem e a trajetória da ASA-PE ao longo dos anos. “É preciso olhar para a nossa caminhada e perceber os avanços. Os encontros territoriais devem priorizar os debates fundamentados nos eixos do Encontro Estadual, a partir das experiências e do acúmulo de cada território”, explica Neilda.

A coordenadora executiva ainda complementa “O período eleitoral que estamos vivenciando requer uma conscientização maior da população, no sentido de eleger gestores sensíveis que podem ampliar e dar continuidade à ação da ASA nos municípios”, conclui. De acordo com Aldo Santos, é necessário que o estado crie mecanismos para que as famílias agricultoras consigam superar os efeitos da seca, através de ações concretas de convivência com a região semiárida. O governo tem feito um esforço para fazer mudanças e proposições importantes para melhorar a qualidade de vida de agricultores/as familiares em todo o estado. Para isso, devemos fortalecer cada vez mais a relação do governo com a sociedade civil organizada”, garante Aldo. 

Na oportunidade, o público pôde tirar dúvidas e avaliar o impacto das ações emergenciais  do Governo Federal e Estadual na região do Araripe e Médio São Francisco. Na parte da tarde a professora Izabel de Jesus, que ensina na Agrovila Nova Esperança, na cidade de Ouricuri, explicou como os quintais produtivos podem funcionar como espaços educativos para a convivência com o Semiárido. Logo em seguida, o técnico do Chapada, Ivan Rufino, fez uma apresentação sobre a importância das práticas de convivência no enfrentamento aos efeitos da seca.

No encerramento do encontro foram eleitos os/as delegados/as que participarão do Encontro Estadual da ASA-PE, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de outubro, em Araripina. Foram escolhidas 14 representações compostas de cinco técnicos/as e nove agricultores/as. 

Encontros Territoriais da ASA-PE

Com o objetivo de analisar as experiências de inovação técnica, social e política em curso nos territórios, assim como promover a troca de conhecimentos e práticas de saberes e fazeres, durante este mês de setembro, as organizações da ASA-PE estão realizando os encontros territoriais no estado. Nos últimos dias 22 e 23, além do território do Sertão do Araripe e Médio São Francisco, também aconteceu o encontro do território do Sertão Central e Sub Médio São Francisco na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde.

Nos próximos dias ainda estão previstos para acontecer mais três encontros territoriais. Nos dias 27 e 28 será a vez do território do Sertão do Pajeú, no município de Afogados da Ingazeira; nos dias 28 e 29 o encontro do território do Agreste Meridional I e II, acontecerá na cidade de Garanhuns, e o território do Agreste Central e Setentrional fecha o ciclo de encontros no estado, nos dias 02 e 03 de outubro, na cidade de Caruaru.

*Assessora de Comunicação do Caatinga
**Assessora de Comunicação da ASA-PE


Nenhum comentário: