sábado, 22 de setembro de 2012

Adessu Baixa Verde completa 16 anos de caminhada agroecológica


Por Sara Brito (Centro Sabiá)

Foto: Vládia Lima/Acervo Centro Sabiá

Neste mês de setembro, no último dia 08, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde (Adessu) completou 16 anos de existência. Atuando na região de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, a associação de agricultores e agricultoras agroecológicos/as trabalha com a produção dentro dos princípios da agroecologia, incentivando a organização da juventude rural e dos/as agricultores/as, e o processo de beneficiamento e comercialização da produção. 

Hoje a Adessu é referência para outras organizações agroecológicas. “Vemos uma satisfação com o trabalho que a gente realiza. Uma satisfação das famílias, das crianças, dos jovens. Porque a gente entende que valeu a pena esse trabalho durante esses 16 anos. A Adessu é reconhecida não somente na região, e a gente só tem a agradecer e convidar todas as pessoas para comemorar com a gente mais um ano de existência,” reconhece Edmilson Soares, sócio fundador e da coordenação de assessoria técnica de agroecologia e geração de renda da Adessu.

A Adessu foi fundada, inicialmente com 12 agricultores, em 1996, com o apoio do Centro Sabiá e do Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social (DED). A ideia veio da necessidade dos agricultores de dar continuidade ao trabalho conjunto organizado que realizavam com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Triunfo e essas duas organizações. 

De lá pra cá, a Adessu vem desenvolvendo ações diretamente com as famílias, com ênfase na conscientização infantojuvenil. Investindo na ponte ecológica desde cedo para formar adultos conscientes. O jovem Josivan Silva é um exemplo, ele já participou de dinâmicas de rádio, com o Centro Sabiá e a Adessu, além de diversas discussões e formações com jovens, hoje é coordenador secretário da associação. Para ele, a organização dos agricultores familiares permite que eles sejam orientados em práticas agroecológicas, ajudando a difundir a agroecologia entre as famílias. “Se a gente não estiver inserido em alguma organização não conseguimos ir além. Na associação podemos debater e compartilhar ensinos sobre o meio ambiente e a usar a natureza com consciência,” afirma ele. 

O apoio de outras organizações, conselhos e alguns órgãos dos municípios de Triunfo e Santa Cruz, contribuiu para a Adessu conquistar resultados importantes. Um deles foi o reconhecimento junto aos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como Organização de Controle Social (OCS), o que garante a certificação orgânica, aumentando o valor dos produtos em 30%. Em 2011 a conquista foi a criação da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Agroecológica, (Coopcafa), instrumento dentro associação que trabalha diretamente com a comercialização de produtos.

Neste ano, a Adessu se tornou Unidade Gestora Microrregional (UGM) do programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). “Vemos a qualidade de vida das famílias aumentar. O P1MC traz a cisterna, além da capacitação com todas as pessoas da família”, explica Gilberto de Souza, coordenador do programa na Adessu.

Com a chegada dos 16 anos da associação, Edmilson Soares sente que a caminhada valeu a pena pelas mudanças que ocorreram durante esse tempo. “As pessoas já visualizam a importância de produzir, mas ao mesmo tempo preservar o ambiente. A questão das águas, das árvores, do solo e as melhorias na alimentação com a diversidade de produtos,” conclui ele. 


Nenhum comentário: