quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mergulho na cultura de um povo


Por Ewerton França (Centro Sabiá)

Agricultores e agricultoras do Agreste Setentrional de Pernambuco, das cidades de Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho, participaram de um intercâmbio intermunicipal realizado nos dias 30 e 31 de agosto no município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú do estado. 

As famílias visitaram a comunidade Quilombola de Umbuzeiro, que hoje conta com uma associação bem organizada e com um grupo de agricultores que tiveram uma iniciativa que mudou a vida das famílias não só da comunidade de Umbuzeiro como de outra comunidade vizinha. A associação é fruto da união de duas comunidades rurais, a do sítio de Umbuzeiro e a de Leitão da Carapuça. Mais que um empreendimento sustentável, ela é o resultado de luta de pessoas que venceram todo tipo de preconceitos e que nunca abriram mão de suas origens e do orgulho de uma entidade cultural formada ao longo de várias gerações. 

Hoje, unidas através da associação, essas duas comunidades estão produzindo castanhas de caju de altíssima qualidade com suas próprias mãos, de forma naturalmente saudável, justa e participativa, do plantio à colheita, do processamento à comercialização e distribuição dos benefícios. As comunidades também contam com grupos culturais. Tem o forró de Sítio Umbuzeiro, que é formado por sertanejos, frutos, em especial, do encontro entre portugueses e índios; destacam-se também as novenas, cerimônias religiosas com seus “benditos”, orações e cantos com origens nas cerimônias religiosas européias. 

Outro grupo é o de samba de Coco de leitão da carapuça, que com um pandeiro na mão de um, ganzá na mão de outro e tamanco nos pés de todos, saem madrugada adentro cocando guiados pelo ritmo das palmas e dos tamancos de madeira, isto é: o Grupo de Coco de Negros e Negras do Leitão. Outro destaque é representado pelos tocadores de pífanos, que são outro motivo de orgulho da comunidade.

Além de deliciosas, as castanhas de caju Mãos Crioulas são produzidas de forma natural, a partir de sementes nativas não transgênicas, garantindo para o consumidor o que há de mais saudável e nutritivo dessa iguaria tão apreciada no mundo inteiro.

Nenhum comentário: