sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Diálogo sobre incidência em políticas públicas marca a última plenária de 2018 da ASA/PE

Kátia Rejane, Núcleo de Comunicação ASA-PE

Última plenária do ano da ASA/PE, conta com as experiências dos estados da Bahia e Ceará



“A ASA é um espaço de diversidades, nós não podemos fazer da diversidade espaço de disputas. A diversidade é oportunidade de diálogos e consensos, e assim construímos a ASA", disse Naidison Quintela (ASA/BA).

Na manhã desta sexta-feira (21), na última plenária do ano da ASA/PE, aconteceu um diálogo sobre incidência política, com a colaboração de Naidison Quintela (ASA/BA) e Cristina Nascimento (Fórum de convivência com o Semiárido do Ceará).
Com o objetivo de trocar experiências sobre a relação da ASA nos estados para incidir em políticas públicas para o fortalecimento da convivência com o semiárido. O diálogo começou com o resgate histórico da construção da rede e trouxe alguns elementos para reflexão. A construção coletiva recebeu destaque em ambas as falas e foi reforçada nas exposições da plenária, como o ponto central que norteia as ações da ASA. “Nós precisamos nos reconhecer como rede, não estamos sozinhos e precisamos caminhar em bloco, como ASA, precisamos nos articular com outras redes e movimentos que defendem a convivência com o semiárido e agroecologia”, afirma Naidison.


Outro ponto de destaque é a participação nos espaços de construção e controle de políticas públicas. “Nós precisamos ocupar os espaços e precisamos ocupar com falas, nós temos acúmulo para isso. A nossa forma de construir as coisas, a execução e gestão do recurso público feitas com a seriedade e a tranquilidade que nós fazemos nos respalda” afirma Cristina Nascimento.

As falas da plenária foram de gratidão pelo momento de reflexão e a oportunidade de segurar nas mãos das organizações que constroem a ASA em outros estados. “Sou muito grata por esse momento, que nos alimenta e fortalece a nossa ação. Essa é uma plenária de partilha” disse Elizete da Silva, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste- MMTR.



Nenhum comentário: