sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

A ASA-PE apresenta Plataforma do Semiárido à parlamentares


Emanuela Marinho, 
Kátia Rejane e Jéssica Freitas (Núcleo de Comunicação da ASA-PE)


Diálogo realizado nesta tarde confirma compromisso político com as políticas de convivência com o semiárido



“Alguns pontos da Plataforma do Semiárido são convergentes ao nosso mandato. E os dados estão bem atuais. Como agentes políticos nos compete trabalhar no combate as desigualdades sociais e econômicas”, disse a Deputada Estadual Teresa Leitão se referindo ao seu papel como parlamentar, durante o diálogo realizado hoje a tarde (20) pela Articulação do Semiárido Pernambuco. O encontro aconteceu em Olinda, e contou com a participação das organizações que integram a ASA-PE, e os(as) parlamentares a nível estadual e federal que dialogam no campo dos direitos humanos.

A Plataforma do Semiárido é uma iniciativa das organizações que compõem a Articulação do Semiárido Pernambucano com o objetivo de dialogar as demandas do semiárido com os mandatos parlamentares eleitos. No seu processo de construção realizado no primeiro semestre deste ano contou com a contribuição de agricultores e agricultoras, assessoria técnica das organizações e movimentos sociais. Entre os destaques da Plataforma estão: a criação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – SAFRA, a efetivação da Política Estadual de Convivência com o Semiárido, restabelecer a participação no Comitê Gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da pobreza, a priorização no orçamento anual com recursos para o fortalecimento das infraestruturas hídricas de captação, armazenamento e distribuição de água, educação contextualizada, e outros. “Nós vamos enfrentar em 2019 muita recessão e repressão aos movimentos sociais e organizações. A resistência será nosso principal trabalho e vamos precisar do Estado para enfrentar isso. Nosso mandato reforçou a implementação da SAFRA, por que entendemos que é um espaço importante para as políticas de convivência com o semiárido. Estamos à disposição da ASA-PE e reafirmamos nosso compromisso com as lutas em defesa do povo do semiárido”, reafirmou Carlos Veras, Deputado Federal eleito.


No debate, também surgiu depoimentos sobre o aumento da violência contra as mulheres do campo e as desigualdades de gênero e classe. Para Robeyoncé Lima, co-deputada estadual eleita pela candidatura conjunta Juntas, o fortalecimento da agricultura familiar contribui para o empoderamento das mulheres. “Devemos fortalecer tudo que envolve a questão do campo, e essa é uma preocupação das Juntas que está explicita em sua composição. A violência contra a mulher é intensificada no campo e devemos lutar contra isso. Se apostamos na agricultura familiar, também fortalecemos a renda das mulheres e sua independência”, disse.

Para a coordenação da ASA esse é um momento importante para a história da articulação, de reafirmação de seu papel político em defesa do semiárido. “Entendemos que esse momento que a gente vive no contexto político brasileiro requer das organizações e movimentos sociais uma maior aproximação e maior canal de diálogo com os parlamentares de mandatos populares comprometidos com a agenda política das organizações sociais. Uma força muito grande que os parlamentares podem dar as organizações é pressionar os governos, tanto em nível de estado como federal. Pressionar na perspectiva do diálogo para a viabilidade dos conselhos de políticas públicas. Hoje esses espaços são conquistas da Constituição de 88 que completa 30 anos em 2018, e que nesses últimos anos vem sofrendo um certo grau de desprestigio por parte dos gestores públicos, por não dar importância ao diálogo entre Estado e sociedade para garantir as políticas públicas. Agradecemos aos parlamentares o atendimento à essa agenda e colocamos o documento da Plataforma do Semiárido como instrumento a serviço dos próprios mandatos”, disse Alexandre Pires, da coordenação estadual da ASA-PE .


Nenhum comentário: