sexta-feira, 7 de setembro de 2018

ASA Pernambuco realiza plenária bimestral em Carpina



Jéssica Freitas, comunicadora popular - ADESSU Baixa Verde
Fotos: Tádzio Estevam (assessor de comunicação da Diaconia) e Jéssica Freitas


A cidade de Carpina, agreste pernambucano, sediou nos dias 05 e 06 de setembro o encontro bimensal da Plenária da ASA Pernambuco, reunindo coordenadores, técnicos e comunicadores populares das organizações: ADESSU Baixa Verde, Agroflor, CAATINGA, Cáritas Diocesana de Pesqueira, Cáritas Nordeste II, Casa da Mulher do Nordeste, CECOR, Centro Nordestino de Medicina Popular, Centro Sabiá, CHAPADA, COOPANEMA, Diaconia, Diocese de Caruaru, FETAPE e NEPS.

Como pontos de pauta, a rede discutiu o olhar das organizações sobre a conjuntura política e as eleições 2018, destacando os desafios do ponto de vista das incertezas sobre candidaturas que apresentam projeto político que defende os trabalhadores e trabalhadoras e a desmotivação dos eleitores em exercer o seu direito ao voto, além de como dialogar sobre o crescente discurso neoconservador que tem sido apresentado por partidos com grande chance de serem eleitos.

Ainda na perspectiva da conjuntura política, a rede discutiu a necessidade de criar estratégias mais incisivas de articulação da sociedade civil, frente as eleições em outubro de 2018. Dessa forma, a rede de comunicadores da ASA Pernambuco lançou propostas para uma mobilização das organizações para uma campanha de estímulo ao censo crítico dos eleitores e eleitoras para o voto consciente.

Nos últimos 15 anos, o povo do semiárido tem vivido e sido testemunha das mudanças sociais e econômicas ocorridas na região e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de cada um e uma. Em contraponto, o golpe jurídico-parlamentar-midiático trouxe para o semiárido, retrocessos perdas de direitos (Plataforma do Semiárido Pernambucano).
Com o objetivo de pautas os retrocessos e denunciar a volta do país ao mapa da fome, a ASA Brasil montou a Caravana do Semiárido contra a Fome, que levou agricultoras e agricultores, lideranças, técnicos e jornalistas a cruzarem o país em 14 dias, partindo da cidade de Caetés-PE até Curitiba-PR. Durante a plenária foi feita uma avaliação sobre o processo preparatório, a organização e os aprendizados gerados pelas experiências ao longo da caravana.

A ASA Pernambuco reconhece a importância da incidência das organizações em espaços de representação onde é possível encaminhar as pautas da sociedade civil organizada e a promoção de políticas públicas. Além disso, o trabalho em rede também se fortalece a partir das ações promovidas em parceria. A plenária de setembro aconteceu em Carpina para viabilizar a presença das organizações na cerimônia de posse da diretoria da FETAPE (mandato 2018-2023), que após 56 anos, teve eleita a primeira presidente mulher, Cícera Nunes.

A FETAPE é uma entidade sindical que tem como missão representar e defender, mobilizar e organizar os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável e solidário, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade e para uma sociedade civil justa.

Cícera Nunes é natural de Serra Talhada, sertão do estado, e integra a Federação desde 2010. Exerceu a função de diretora de juventude, de finanças e administração e foi eleita presidente durante o 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras familiares.











Nenhum comentário: