sexta-feira, 24 de agosto de 2018

IV Circuito Estadual de Poesias tem início em escolas de Ouricuri

                                                 por Catarina de Angola
 Na noite desta segunda-feira (20), foi lançado na Escola Dom Idilio José Soares, em Ouricuri, no Sertão do Araripe de Pernambuco, o IV Circuito Estudantil de Poesias. A iniciativa tem o objetivo de partilhar com crianças e adolescentes a cultura popular nordestina, através da poesia. Todos os anos o circuito homenageia, em vida, um artista ouricuriense. Este ano o homenageado é o sanfoneiro e compositor Vital Barbosa.
O circuito é composto por rodas de poesia nas escolas, onde os poetas recitam e contam histórias das poesias, como elas nasceram e o que é literatura de cordel. “A gente tem como objetivo levar poesia para as escolas ouricurienses, para que essa cultura tão bonita não seja esquecida e para que nelas também possa ser vivenciada. A gente acredita que a escola é um campo muito fecundo para resgatar essa cultura”, explica Juarez Nunes, professor e cordelista, e um dos idealizadores da proposta do circuito de poesias. 
Já nesta terça-feira (21), durante a manhã, o circuito passou pela escola Anísio Coelho e pela Capela São Braz, e segue até dia 30 deste mês, onde acontecerá o encerramento na praça Frei Damião, centro de Ouricuri, com feira de artesanatos, produtos da agricultura familiar e muita poesia e forró. 
Este ano, o circuito estudantil de poesias tem o apoio do CAATINGA, através do projeto poeta jovem aprendiz, financiado pelo Fundo Pernambucano de incentivo à Cultura (Funcultura).

"O CAATINGA, ao longo desses 30 anos, sempre valorizou o saber popular,  os custumes, as crenças e  a cultura do povo do Semiárido. Esse projeto é uma grande oportunidade de valorização e de resgate dessa cultura, pois crianças e jovens que muitas vezes não tem oportunidade de conhecer a música e poesia popular podem conhecer e são incentivadas a produzir", explica Kátia Rejane, da equipe do CAATINGA. 
IV Circuito Estudantil de Poesias
22/08 – Escola Nossa Senhora de Fátima 
23/08 – Escola Pedro Teles/Passagem de Pedras
24/08 – Escola Rural de Ouricuri
24/08 – Escola Telesfóro Siqueira 
27/08 – Escola Santa Rita
28/08 – Escola Galdencio Alves
28/08 – Escola São Sebastião
29/08 – Escola São Vicente
30/08 – Encerramento na Praça Frei Damião

Nenhum comentário: