segunda-feira, 25 de junho de 2018

Convivência com a escassez de água e o desafio de produzir alimentos unem agricultores da América Central e do Brasil

De 25 a 30 junho, agricultores, agricultoras e técnicos de El Salvador, Guatemala e Honduras visitarão o Semiárido brasileiro


Foto: FAO El Salvador

Brasília, 22 de junho de 2018 – A convivência da agricultura familiar em certas regiões do Brasil com escassez de água tem muitas semelhanças com a realidade vivida pela pequena agricultura em regiões da Guatemala, El Salvador e Honduras, conhecido como Corredor Seco.
Na próxima semana, de 25 a 30 de junho, agricultores e agricultoras e técnicos da destes três países da América Central visitam o Semiárido brasileiro, como parte da segunda etapa do intercâmbio promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Articulação com o Semiárido (ASA).
O objetivo é unir o Brasil a outros países da região e da África com dificuldades de acesso à água para promover a troca de experiências e de conhecimentos e renovar o ânimo e a resistência de quem se dedica à agricultura e enfrenta diariamente as dificuldades geradas pelo clima: secas prolongadas ou excesso de chuvas que deixam rastros de destruição.
A região do Corredor Seco inclui El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua e reúne mais de um milhão de famílias que vivem principalmente da agricultura.
Já no Brasil, cerca de 26 milhões de pessoas vivem no Semiárido, sendo que 38,03% estão na zona rural, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Conhecendo o Nordeste brasileiro
O grupo irá visitar a região semiárida dos estados da Paraíba e Pernambuco. A primeira parada, no dia 26, é na comunidade Sussuarana, no município de Juazeirinho, na região do Seridó paraibano. No dia seguinte (27), a delegação segue para a região da Borborema, no município de Esperança. Nos dias 28 e 29, a comitiva visita a região Agreste de Pernambuco. No município de Bom Jardim, a comunidade do Feijão, e no município de Cumaru, a comunidade de Pedra Branca. No dia 30, está prevista a ida dos centro-americanos na Feira Agroecológica das Graças, a mais antiga de Pernambuco, com 20 anos.
Ao longo da visita ao Brasil, eles conhecerão experiências de produção de alimentos, armazenamento de água e sementes, acesso a mercados, manejo integrado de água para produção, sistema agroflorestal, funcionamento de cisternas, entre outros.
Para o coordenador da Rede ASA pelo estado de Pernambuco, Alexandre Pires: “Nós precisamos compartilhar aquilo que aprendemos para que outros possam melhorar suas vidas, para que outras possam ter mais dignidade para viver em uma região seca, em uma região semiárida”.
Em abril deste ano, um grupo de agricultores e agricultoras brasileiros e representantes da Rede ASA foram visitaram a região do Corredor Seco para conhecer a realidade das pessoas que vivem nas áreas rurais da Guatemala e El Salvador. (vídeo do intercâmbio).
Com informações da Rede ASA.
Fonte:http://www.fao.org

Nenhum comentário: