quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Feira de Troca de Sementes Crioulas promove o debate sobre a conservação

 Por Lidiane Santos / Comunicadora da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2



A Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede SEMEAM) vai realizar no dia 24 de novembro de 2016, das 8h às 15h, no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns (PE), a 3ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. Neste ano, o evento terá como tema “Sementes Crioulas: Patrimônio da Agricultura Familiar” e reunirá bancos comunitários de sementes da região, além de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e visitantes vindos de todas as regiões do estado. A entrada é gratuita.

Além do foco principal, que é a exposição e trocas de sementes, a programação do evento conta com palestras, oficinas e atrações culturais. No período da manhã, será lançado o manual “Metodologia para Formação de Bancos Comunitários de Sementes”, que faz parte da Coleção de Extensão Rural Nº 04, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Será discutido, ainda, a criação de um Programa Piloto de Distribuição de Sementes Crioulas e Formação de Bancos Comunitários de Sementes no Agreste Meridional de Pernambuco. À tarde, será realizada uma oficina intitulada “Produção de Mudas de Árvores Nativas através de Sementes”, que será ministrada pelo técnico em Agroecologia Everaldo Rodrigues, do Projeto Mata Viva.

REDE SEMEAM – Criada no ano de 2015, a Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco é fruto da articulação entre organizações da sociedade civil, órgãos públicos e agricultores/as familiares que participaram do processo de organização da 2ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. Com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão em busca do resgate e da preservação das mesmas, a Rede vem se fortalecendo através da realização de atividades, como seminário, resgate e plantio de sementes, além da participação em outros eventos sobre a temática. A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 é uma das organizações que compõe a REDE SEMEAM.

De acordo com o membro da Rede, Pedro Balensifer, entre os desafios encontrados pela articulação está o da busca pela conscientização dos próprios agricultores em torno da preservação das sementes, para que eles não sejam prejudicados com a perda das variedades locais. “Sem os bancos, a probabilidade de perda e desaparecimento das sementes é muito maior, mas isso passa por um processo de sensibilização em nível comunitário para que as famílias envolvidas entendam a importância da organização e possam guardar as próprias sementes”, explicou.

SEMENTES DO SEMIÁRIDO – Entre 2015 e 2016, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 foi parceira do Centro Sabiá na execução do Programa Sementes do Semiárido, da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Além do resgate de variedades que estavam praticamente extintas, o projeto também incentivou a discussão em torno da conservação das sementes, a partir da organização comunitária e da gestão compartilhada. No Agreste Meridional de Pernambuco, cinco municípios foram contemplados com a construção e reforma de banco comunitários de sementes, são eles: Angelim, Calçado, Canhotinho, Jupi e São João.

Para Arley Gomes, que foi o técnico responsável por acompanhar o projeto nesta região, os resultados do Programa já podem ser vistos, embora a conclusão tenha acontecido recentemente. “No que se refere aos desafios, podemos elencar o resgate de algumas sementes que estão em processo avançado de “desaparecimento”, entretanto é possível observar que os principais avanços são os grupos de agricultores/as conscientes e organizados em prol da preservação das sementes. As famílias estão em processo de autonomia e soberania e, sobretudo, que estes bancos funcionem como verdadeiras arcas de biodiversidade dos roçados do Semiárido brasileiro”, concluiu.

SERVIÇO:
3ª Feira de Troca de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco
Data: 24 de novembro de 2016
Horário: das 8h às 15h
Local: Parque Euclides Dourado, em Garanhuns (PE)
A entrada é gratuita.
Contatos: rede.semeam@gmail.com

Nenhum comentário: