segunda-feira, 6 de junho de 2016

Agricultores e Agricultoras Abrem Encontro de Experimentadores/as em Sergipe


Chegaram todas e todos  trazendo nas suas bagagens a alegria, a vontade de compartilhar seus conhecimentos, sua cultura, de levar o que forem construindo nas visitas, na feira, nas conversas, nas plenárias. Chegaram no Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, em Aracaju, Sergipe, realizado pela Articulação Semiárido (ASA Brasil), que iniciou nesta segunda-feira, 06 e segue até quinta-feira, 09. São cerca de 300 pessoas entre agricultores, agricultoras, técnicos e técnicas que vieram participar do encontro cujo tema é Gudiões da Biodiversidade Cultivando Vidas e Resistência no Semiárido.

Pernambuco de faz presente com cerca de 40 agricultores/as vindos/as do Sertão do Araripe, Sertão do Pajeú e Agreste. O agricultor Aparecido Mendes Couto, da comunidade de Pitombeiras, município de Calçados, Agreste do estado fala do quanto já está gostando do evento. “Eu tô achando tudo maravilhoso, muito bacana, porque a gente encontra muita gente diferente. Tem muita coisa diferente na feira e eu espero que se realizem outros”, observa.


Para o agricultor Severino Pedro de Lima (Pedrão),  de Bom Jardim, o Encontro valoriza o que as famílias agricultoras estão fazendo em suas  propriedades. “É muito construtivo, valoriza o que as famílias fazem,  a força das mulheres, dando força a agricultura familiar. Isso é muito importante”, analisa Pedrão. Ele também fala da expectativa da visita à s experiências que acontece nesta terça-feira, 07. “A minha expectativa é vê o que as famílias estão fazendo no trabalho com a agroecologia. Vamos fazer trocas experiência”, conclui. Serão visitadas 24 experiências de agricultores e agricultoras e comunidades tradicionais.



A agricultora Valquíria Santos, do sítio Palmeiras, Chã Grande, declamou um cordel que ela fez sobre o Encontro representando a delegação de Pernambuco. Segue abaixo o cordel




Cordel do IV Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as

Entrar na luta para incentivar e resgatar
As agricultoras que estão em todo lugar
Não foi fácil aqui chegar  mais aqui e aculá

O processo do experimentar é muito bom
Para nossa autoestima melhorar e levantar
E assim poder participar desses espaços que é o nosso lugar

Vamos nos transformar,  nos  empenhar, nos libertar
Para nossa vida de agricultor e agricultoras de FATO melhorar.

É chegada a hora de acordar esse governo golpista que aí está
Não podemos aceitar –  FORA TEMER!!!

Valquíria Santos – PE
Agricultora do Movimento de Mulheres Trabalhadora do Nordeste (MMTR)


Laudenice Oliveira
Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá




Nenhum comentário: