quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ASA Pernambuco tem audiência com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

O encontro permitiu a entrega de um documento que reforça a importância da continuidade e atuação política da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar 

Por Assessoria de Comunicação da ONG Chapada

Na última terça-feira (27/10), no Recife, capital pernambucana, ocorreu uma reunião com o secretário de Agricultura e Reforma (Sara) do estado, Nilton Mota; representantes das organizações que compõem a Articulação Semiárido Pernambucano (ASA-PE) e executam o Projeto Pernambuco Mais Produtivo, além da presença da coordenação executiva da ASA-PE. A ideia era avaliar, monitorar e realizar o planejamento das ações necessárias para fortalecer as parcerias, na perspectiva de garantir a ampliação de tecnologias hídricas para as famílias agricultoras do Semiárido pernambucano.

“Vivenciamos um momento delicado na medida em que temos uma crise política, financeira e moral, mas o diálogo e a parceria do governo com a sociedade civil permitirá encontrar as alternativas para superar os desafios da atual conjuntura. Não podemos retroceder, mas sim lutar pela continuidade das políticas públicas voltadas para o meio rural e assim contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca o coordenador executivo da ASA-PE e presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco, Edésio Medeiros. 

Dialogando com essa realidade, o Projeto Pernambuco mais Produtivo vem possibilitando o acesso, o gerenciamento e a valorização da água, como um direito de todos/as e como elemento importante na produção e incremento da renda. Dessa forma, o projeto contribui com a efetivação da cidadania das populações rurais e ampliação das práticas de convivência com a região semiárida.

O projeto é desenvolvido pela Sara em parceria com a ASA-PE, e tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A parceria prevê a implementação de 9.395 cisternas-calçadão nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata pernambucana e a dinâmica do projeto também inclui capacitações, intercâmbios e encontros territoriais. 

Ainda durante a audiência, a ASA-PE entregou um documento ao secretário, em que reivindica ao governador Paulo Câmara, a necessidade de reestruturação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF). Para a Articulação, a secretaria vem sofrendo um esvaziamento que compromete a manutenção e continuidade das ações já pactuadas com a agricultura familiar e organizações parceiras. 

De acordo com Edésio, existe um movimento de alguns atores da sociedade civil, na tentativa de que a SEAF tenha novamente autonomia no desenvolvimento dos processos e nas suas atribuições, inclusive retomando o diálogo com os segmentos do campo. “Não podemos permitir que os cortes orçamentários do estado inviabilizem a existência ou o bom funcionamento da SEAF, pois esta foi uma das maiores conquistas da agricultura familiar no estado. Nosso entendimento é que a atuação da SEAF é vital no fortalecimento das políticas direcionadas as famílias rurais e, por isso, deve ter um tratamento qualificado por parte do Governo do Estado”, complementa. 

Clique aqui e leia a carta na íntegra.

Nenhum comentário: