sexta-feira, 19 de junho de 2015

Caminhada exploratória identifica áreas inseguras para as mulheres

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor

Mulheres, jovens e crianças participaram da 1ª Caminhada Exploratória que aconteceu ontem, no bairro Mutirão, em Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. A proposta foi identificar áreas de insegurança para as mulheres e, a partir do cenário observado, propor mudanças no planejamento urbano.

Sem medos ou receios, o Grupo Regional de Pernambuco, representado por membros da Secretaria Municipal da Mulher, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), Confederação Nacional dos Municípios, do IF Sertão, Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), lideranças e  moradoras do bairro, às 19h30, acenderam a luz do candeeiro, símbolo de força e energia no Nordeste, para clarear as lacunas que assolam algumas ruas do bairro.

Os participantes das caminhadas realizam o trabalho com base em uma lista de elementos a serem observados no espaço urbano percorrido, além de analisar de perto a realidade de cada rua.  A partir do diagnóstico de áreas de insegurança para as mulheres, o Grupo de Trabalho de cada município parceiro deverá, na próxima oficina técnica do Projeto Mulheres Seguras, elaborar um relatório com propostas de intervenções para resolução dos principais problemas.


O Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios, com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil. Ao longo de dois anos, será desenvolvido um modelo de intervenção para estimular a articulação de líderes mulheres de governos locais e da sociedade civil para o planejamento e a construção conjunta de políticas de prevenção e combate à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados.


Nenhum comentário: