segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Troca de saberes marca Encontro Territorial no Sertão do Pajeú

Por Josi Marinho- Comunicadora Popular da COOPAGEL  

 
A COOPAGEL realizou um Encontro Territorial da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) no Sertão do Pajeú de Pernambuco. Agricultores de Itapetim, Iguaracy e Afogados da Ingazeira que conquistaram as tecnologias para armazenamento da água da chuva para produção de alimentos e criação animal, além de outras lideranças comunitárias e sindicais, se reuniram para analisar as experiências de inovação técnica, social e política do território, além de debater e avaliar sobre os Programas 1 Milhão de Cisternas (AP1MC) e Uma Terra e 2 Águas (P1+2). O evento ocorreu, nos dias 27 e 28 de novembro, no Clube Campestre, no município de Afogados da Ingazeira.
Visando fortalecer as dinâmicas territoriais do Pajeú bem como discutir e avaliar a caminhada da Articulação Estadual, a partir das ações de convivência com o Semiárido que vem sendo desenvolvidas no estado, foi feito um debate junto aos participantes.
O Encontro Territorial foi marcado pela troca de conhecimentos e práticas de saberes. Os agricultores José Carlos, de Afogados da Ingazeira, e Joelma Maria, de Quixaba, foram convidados para falar sobre suas práticas de convivência com o Semiárido, sistematizadas nos boletins e banners do informativo da ASA, O Candeeiro. José Carlos falou sobre o manejo sustentável da caatinga, criação animal e produção agroecológica de algodão, além de dicas para o plantio. Joelma aproveitou a oportunidade para falar sobre o protagonismo feminino e a comercialização de hortaliças em feiras agroecológicas, onde participa junto com o marido.
Em linhas gerais, o evento discutiu sobre as políticas publica de segurança alimentar na perspectiva de integrar as famílias beneficiadas pelo P1+2 e avaliou suas ações buscando melhorar sua execução e implementação.

Nenhum comentário: