quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Estudantes da UNIVASF, realizam visitas pautada no socialismo


Por Genilson Reis - Comunicador Popular do NEPS


Os jovens Moisés Félix e Priscila Machado, estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, realizaram nestes dias 12 e 13, uma visita ao Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco – NEPS. Na oportunidade os estudantes junto com alguns técnicos do Núcleo, também visitaram um quintal produtivo agroecológico na comunidade de Estriveira Dormentes-PE. O quintal pertence à Senhora Izabel Coelho de Brito (Bebela).
Moisés e Priscila fazem parte do Núcleo de extensão de pesquisas e estudo em agroecologia, Sertão agroecológico. O núcleo fica na Universidade Federal, no Centro de ciências agraria em Petrolina. “Um dos objetivos desse núcleo é a sistematização de experiências no campo da agroecologia e da agricultura familiar, estamos nesse processo de integração com os grupos e com as instituições de base. O objetivo de visitar o NEPS, em primeiro lugar por que é um Núcleo de Educadores Populares, desenvolve um trabalho importantíssimo para esse processo de promoção da agroecologia e as famílias que são participantes dos projetos de água da ASA, P1+2 que e o projeto que o NEPS está implementado aqui no território”, comenta Moisés.
“Outro objetivo e que agente possa exatamente está em contato com esses agricultores (as) que experimentam diariamente as tecnologias, a forma de manejar a água, as estratégias de guardar semente, produzir de forma sustentável e pautada na agroecologia e na promoção da saúde”, destaca Moisés.      
Priscila destacou a importância da visita ao quintal produtivo de Dona Bebela e Seu Jango. “Pra mim foi uma experiência muito boa, pode ver de perto dois produtores muito engajado na agricultura familiar, que tem uma boa diversidade de produção, coisas que eles plantam que agente nunca tinha visto ainda nas famílias, aqui nas histórias de Pernambuco e da Bahia, pra mim foi maravilhoso poder compartilhar essa experiência, poder ver de perto as praticas, aquela paixão que eles têm de produzir alimento saudável sem veneno. Foi muito bonito ver que eles estão felizes em ter o NEPS como um grupo que apóiam eles em todas as ações”, enfatiza Priscila.
Priscila destacou que já visitaram muitas famílias, mas que ainda não tinham visto uma experiência fantástica como a de Dona Bebela e Seu Jango. “Mesmo a propriedade sendo não muito grande eles consegue produzir bastantes variedades, isso proporciona pra o ambiente agroecológico um equilíbrio. Não observei doenças e nem plantas com pouco desenvolvimento. Nunca tínhamos visto tantas variedades, cebola, alho, plantas folhosas e frutíferas. Agente sempre ver mais as famílias produzindo hortaliças, inclusive é uma deficiência que agente tem lá em Petrolina, a falta da produção de frutas e essa variedade de produtos na propriedade”, acrescentou Priscila. 

 Genilson Reis - contato (87) 9617-6659

Nenhum comentário: