quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Espaços de solidariedade e sociabilidade

Por Genilson Reis - Comunicador Popular do NEPS



As feiras agroecológicas são fundamentais na vida dos agricultores e agricultoras, sendo um espaço garantido diretamente para pequenos produtores e produtoras rurais e com ligação direta dos consumidores. Com o surgimento desses espaços os ganhos estão relacionados para ambas as partes, onde quem produz pode comercializar sua produção e ter uma renda extra para garantir o sustento de suas famílias, quem não produz pode ter acesso a um produto de alta qualidade proporcionando melhor qualidade de vida e saúde a preços favoráveis.   
 Os participantes das feiras agroecológicas são geralmente pequenos agricultores e agricultoras provenientes de comunidades rurais, os quais encontram neste espaço, não apenas um lugar de comercialização dos produtos, mas também um ambiente de solidariedade e sociabilidade, pois na comercialização agroecológica o valor agregado não se relaciona apenas a mercadoria (ganho material), mas também à mudança de valores pessoais e morais (ganho imaterial).
Nos dias atuais, contudo, tem crescido e está cada vez mais difundido o apelo ecológico acerca da importância de uma alimentação saudável baseada no consumo de alimento orgânicos, uma vez que este é livre de agrotóxicos ou adubação química. O consumo de tais alimento ultrapassa a preocupação com uma alimentação saudável, mas também enfoca a preservação do meio ambiente, em detrimento ao modelo monocultor do agronegócio.

Na região de atuação do NEPS – Núcleo de Educadores, destacam-se as feiras Agroecológicas das cidades de Santa Cruz, Santa Filomena e Dormentes as quais foram iniciativa do NEPS, entidade parceira da Articulação do Semiárido - ASA. Essas feiras são espaços de venda de produtos da agricultura familiar e representam uma alternativa viável para os agricultores, pois eliminam os atravessadores e possibilitam o contato direto com os consumidores. 















Nenhum comentário: