sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Agricultores participam de intercâmbio em Ibimirim

Por Josi Marinho - Comunicadora Popular da COOPAGEL

Com o objetivo de valorizar o saber popular, além de incentivar a troca de experiências e fortalecendo o desenvolvimento rural no Semiárido, agricultores/as do município de Iguaracy, participaram de um intercâmbio intermunicipal, em Ibimirim, ambos no Sertão de Pernambuco. 

As visitas aconteceram, nos dias 30 e 31 de julho, na unidade do Centro de Atividades do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), sob a coordenação da COOPAGEL, que está executando ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido.


Durante o intercâmbio os agricultores/as conheceram uma variedade de técnicas agrícolas sustentáveis que podem ser facilmente adotadas no dia a dia. Alguns já utilizavam determinados tipos de plantio e manejo da água, que já haviam aprendido nas capacitações em Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (SISMA) e pretendem usar o novo conhecimento para ampliar suas habilidades no campo. Entre as experiências exitosas apresentadas estavam o caminho sustentável, irrigação por gotejamento, oxigenadores manuais de água, biodigestores, decantadores, aquecedores de água, estufas e quintais produtivos, por exemplo.


Ainda neste mês de Julho, agricultores/as de Afogados da Ingazeira, e Itapetim também participaram de intercâmbios no Centro de Atividades do SERTA. 

Essas atividades fazem parte do desempenho o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semiárido (ASA), com apoio do Banco de Desenvolvimento Nacional Econômico e Social (BNDES), e execução da COOPAGEL.

A iniciativa atende os municípios de Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Itapetim, no Sertão do Pajeú. Trezentos e vinte famílias estão sendo beneficiadas com a construção de cisternas calçadão e enxurrada, barreiros trincheiras e barragem subterrânea. 


Nenhum comentário: