segunda-feira, 28 de julho de 2014

Plebiscito Popular é pauta de reunião da Coordenação Executiva da ASA/PE

Por Kátia Gonçalves, Núcleo de  Comunicação do Cecor

Articulação Semiárido Pernambucano (ASA/PE) é uma rede integrante da ASA – Brasil, que este ano comemora 15 anos de luta a favor do desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoraria da qualidade de vida de sua população. Nos últimos dias 23 e 24, dezesseis organizações integrantes da Articulação se reuniram no Centro Social da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Pernambuco (FETAPE), em Garanhuns, para a  VI reunião da Coordenação Executiva, que trouxe na pauta de discussão o Plebiscito Popular – por uma constituinte exclusiva soberana do sistema político.

Reunião da Coordenação Estadual da ASA-PE
A Coordenação reconhece a necessidade de aprofundamento da temática e de expandí-la para os 115 municípios atendidos pela ASA-PE, por meio das instituições,  buscando gerar multiplicadores neste processo de compreensão, aprendizado e atuação sobre a realidade política do país. Para isto, convidou o coordenador da Pastoral da Juventude Rural, Paulo Mansan, para discutir sobre o plebiscito popular Constituinte, que acontecerá entre os dias 1 e 7 de setembro deste ano. O objetivo, de acordo com a Coordenação Executiva da rede, foi aprofundar e fomentar o debate a respeito do plebiscito.

Paulo Mansan explicou que desde as manifestações de junho de 2013 surgiu uma conjuntura nacional de desenvolvimento de processos pedagógicos e de mobilização sobre a necessidade de uma Reforma Política brasileira a partir do povo brasileiro. O plebiscito se certificará se a população quer a Reforma Política, para então ser encaminhado à apreciação do Congresso Nacional.

Outro debate que chamou a atenção dos coordenadores foi a apresentação do projeto de pesquisa Mudanças Climáticas e Saúde Humana: Vulnerabilidade Socioambiental e Resposta a Desastres Climáticos no Semiárido Brasileiro, conduzida  pelo pesquisador da  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), André Monteiro.  A ideia é estudar a pesquisa em alguns territórios, a partir das experiências das entidades que compõem a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

André Monteiro - Fiocruz
De acordo com André Monteiro, a Fiocruz pretende saber como essas organizações têm desenvolvido novas estratégicas de convivência no semiárido.  “Vamos identificar essas experiências que contribuíram para que as pessoas não sofressem tanto com a seca, ou seja, experiências que aumentaram a capacidade das pessoas resistissem à estiagem prolongada. Deixo a proposta de fazermos um Seminário com os representantes das Instituições para discutirmos o efeito do consumo de água de cisternas na saúde e qualidade de vida das pessoas, além de pensar numa politica de saneamento rural para que resolva o problema sanitário nos municípios”, concluiu o pesquisador da Fiocruz. 

Além disso, os participantes debateram sobre a Rede de Agroecologia de Pernambuco; a Carta Política do III Encontro Nacional de Agroecologia(ENA); situação sobre o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional(Consea); desdobramentos da Audiência Pública sobre combate à desertificação; reunião do GT de Mulheres e monitoramento dos projetos.
Reunião Comunicadores ASA-PE
Os comunicadores populares do estado apresentaram o Planejamento 2014 do Núcleo de Comunicação, composto de atividades previstas para serem executadas nos próximos meses, além de estratégias de fortalecimento da rede de comunicadores como elemento político para a convivência com o semiárido. O Núcleo volta a se reunir dia 19 de agosto em Arco Verde.

Estiveram presentes, a coordenação do Centro de Educação Comunitária Rural- CECOR, Diocese de Pesqueira, Diaconia, Chapada, Centro Sabiá, Diocese de Caruaru, Agroflor, Casa da Mulher do Nordeste, Adessu Baixa Verde, Coopagel, Polo Sindical Submédio São Francisco, Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA,  Caatinga, MMTR NE, Fetape, NEPS e Cáritas Regional NE 2. 

Créditos  Fotos : Comunicadores  ASA- PE

Nenhum comentário: