Por Daniel Ferreira - Assessoria de Comunicação da Diocese de Pesqueira
A letra da música traz a mensagem de bandeira e reivindicação de que é preciso avançar e estruturar ainda mais a agricultura familiar. A Carta contém propostas para subsidiar a construção do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da região. Os resultados foram apresentados na última sexta-feira (9), no Seminário São José em Pesqueira.
O documento apresentou três eixos importantes: Assessoria Técnica deve ser permanente - Superar a descontinuidade, atuar nos diferentes níveis de desenvolvimento, ter equipe técnica disciplinar, adotar conceitos e metodologias participativas; Assessoria Técnica dever ser facilitadora e animadora - Animar e facilitar os processos de organização e qualificação das demandas das famílias agricultoras; e Assessoria Técnica deve envolver estado/sociedade - Descentralizar a supervisão e o acompanhamento para facilitar a participação e controle social exercido pelas famílias agricultoras.
Agricultora Santina Oliveira |
“Queremos uma assessoria técnica que dialogue com a nossa realidade. Reforçamos uma proposta de ATER que atenda a pluralidade da agricultura familiar na perspectiva da convivência com o Semiárido e da agroecologia”, enfatizou Santina Oliveira.
Para a coordenadora geral da Cáritas Diocesana e coordenadora executiva da Articulação no Semiárido pelo estado de Pernambuco (ASA/PE), Neilda Pereira, a Carta é fruto de um conjunto de contribuições. “Estamos dialogando com o estado na perspectiva de ter uma politica de Ater baseada nos princípios da agroecologia, da economia solidária, na perspectiva da promoção da agricultura familiar camponesa, partindo dos/as agricultoras e agricultores como protagonistas desse processo”, reforçou Neilda Pereira.
Neilda Pereira, coordenadora executiva da ASA pelo estado de Pernambuco. |
Durante o encerramento do seminário foi assinado um contrato para a realização de um estudo sobre o impacto dos projetos de água. O estudo, com investimento de R$ 520 mil, será executado pela Diocese de Pesqueira. A iniciativa integra as ações do ProRural, por meio do Programa Pernambuco Rural Sustentável (PRS). Além de representantes do poder público, participaram do evento lideranças rurais e sindicais, técnicos e religiosos. O seminário aconteceu entre os dias 08 e 09 deste mês em Pesqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário