sexta-feira, 10 de maio de 2013

Famílias agricultoras recebem ações estruturadoras de convivência no Semiárido Pernambucano

Por Daniel Ferreira - Ascom Diocese de Pesqueira

Políticas estruturadores de convivência com o Semiárido. Esta é uma das bandeiras de luta na trajetória da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE). Nesta perspectiva, a Articulação participou, junto com o Governo do Estado, da assinatura da ordem de serviços de construção de cisternas calçadão, sistemas de abastecimento e pequenas barragens. A solenidade aconteceu no último dia 09 na cidade de Ibimirim, no Sertão do Moxotó.
Foram assinadas ordens de serviço para construção de 200 cisternas do tipo calçadão e de 40 banheiros com fossas sépticas, que vão beneficiar 40 famílias da Associação Beneficente do Alto Moxotó. Serão construídas 35 pequenas barragens que vão garantir água à sete municípios do Sertão do Moxotó, incluindo a população indígena da região.

As ações ainda contemplam a perfuração e instalação de três poços, além da implantação de um sistema de abastecimento. Os investimentos são também para a instalação de um poço tubular para beneficiar cerca de 50 famílias da Associação de Apicultores do Moxotó.

O evento contou com a participação das famílias agricultoras, instituições, do governador Eduardo Campos e do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos. A ASA/PE esteve representada pelos coordenadores da Coopagel (Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais), Walberto Amaral, e do Serta (Cooperativa dos Profissionais em Atividades Gerais), Germano Barros, organizações que compõem a Articulação pernambucana.

MAIS TECNOLOGIAS SOCIAIS – Foi também assinado o Termo de Trabalho Técnico e Difusão de Tecnologia (COODESP). O acordo de cooperação prevê a implantação de tecnologias sociais como biodigestores, forno solar, sistema de irrigação e tanque de compostagem. A ação será desenvolvida com 30 jovens da agricultura familiar.

“Através das nossas organizações, que compõem a ASA/PE, temos pautado e garantido que as políticas de convivência com o Semiárido cheguem às famílias agricultoras. São políticas estruturadoras para promover e garantir a permanência do homem e da mulher no campo”, ressaltou Walberto Amaral.

Um comentário:

Juliana Feitosa disse...

O Instituto Ises apoia essa iniciativa! Políticas estruturadores de convivência com o Semiárido. Esta é uma das bandeiras de luta na trajetória da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE). Nesta perspectiva, a Articulação participou, junto com o Governo do Estado, da assinatura da ordem de serviços de construção de cisternas calçadão, sistemas de abastecimento e pequenas barragens.

Instituto Ises Oscip Sergipe
Ises Oscip Sergipe
Instituto Isis Oscip Sergipe
Isis Oscip Sergipe
Instituto Socio Educaional Solidariedade Oscip Sergipe