terça-feira, 23 de abril de 2013

Projetos voltado para as Mulheres no Sertão do Pajeú são selecionados pela Petrobras


A Casa da Mulher do Nordeste e a Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú foram as instituições que tiveram seus projetos aprovados

Por Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

A realidade das mulheres no Sertão do Pajeú e o trabalho desenvolvido pelas assessorias nesta região chamaram a atenção dos gestores da Seleção Pública de Projetos 2012 da Petrobras. Na última quarta-feira (17) foram anunciados os projetos sociais e ambientais contemplados dos Programas Petrobras Ambiental e Petrobras Desenvolvimento    & Cidadania, lançadas em setembro do ano passado. 

Nas duas seleções públicas foram inscritos 4.177 projetos. A CMN faz parte das 46 iniciativas ambientais selecionadas de todas as regiões do Brasil, e está entre as 12 da região Nordeste, com o projeto Mulheres na Caatinga. Enquanto que a Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú ficou entre as 50 da Região Nordeste, das 130 iniciativas aprovadas, com o projeto chamado Rede de Mulheres para a Comercialização Solidária. Serão destinados R$ 145 milhões a 130 projetos sociais e R$ 102 milhões a 46 projetos ambientais, de todas as regiões do país.

Outras instituições feministas também foram contempladas, como o Coletivo Mulher Vida, com o projeto Jogada Cidadã: Todos Contra a Exploração Sexual, de Recife; e a ONG Cunhã Coletivo Feminista, da Paraíba, com o projeto chamado Mulheres Produzindo Saberes e Gerando Renda. “A aprovação do projeto Mulheres na Caatinga foi um reconhecimento da participação das mulheres como protagonistas no contexto ambiental do semiárido. Resultado da autonomia das mulheres e do trabalho da ação em Rede. A aprovação de vários projetos voltado para as mulheres, principalmente de organizações feministas, demonstra a participação social das mulheres na transformação por uma sociedade mais igualitária”, comentou Graciete Santos, coordenadora geral da Casa da Mulher do Nordeste.

O projeto Mulheres na Caatinga, da Casa da Mulher do Nordeste, irá beneficiar 29 comunidades do Sertão do Pajeú, na recuperação de áreas degradadas da caatinga. O principal objetivo é mobilizar as mulheres agricultoras que vivem na Região para intervirem na recuperação dessas áreas e conservar os recursos naturais. As mulheres terão acesso a utilização de tecnologias renováveis, a exemplo dos fogões agroecológicos; como também de formações em educação ambiental feminista.

Nenhum comentário: