terça-feira, 23 de abril de 2013

Dois trabalhos da ASA concorrem ao 19º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo



A equipe de comunicação da ASA é finalista do 19º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, na categoria Assessoria de Imprensa. A ASA concorre ao prêmio com dois trabalhos: “Desarticular é retroceder – Mobilização pela continuidade da parceria do governo federal com a ASA” e “Seca, eleições e convivência com o Semiárido”.

A cerimônia de premiação está marcada para a próxima terça-feira (23), no Teatro Santa Isabel, no Recife. A ASA acumula a experiência de ter vencido quatro edições do Cristina Tavares (2011, 2010, 2009 e 2008), tido como um dos prêmios mais importantes do Brasil. 

Os trabalhos selecionados são resultado de uma intensa ação de sensibilização da opinião pública a respeito de duas situações que puseram à prova a estratégia de convivência com o Semiárido, defendida pela ASA. Uma delas foi a ameaça de ruptura da parceria de oito anos entre a Articulação e o Governo Federal, cuja intenção foi anunciada em dezembro de 2011. 

A outra situação é o quadro avançado da estiagem iniciada em 2010 no Ceará e que em 2012 desafiava (e continua desafiando) as famílias agricultoras que desenvolvem habilidades e atitudes para viver e produzir apesar da escassez de chuvas. A seca mais grave dos últimos 40 anos no Brasil e a cobertura da imprensa mostrando desolação e tristeza na região impulsionaram a ASA a dar visibilidade às experiências das famílias que se mantém produtivas, principalmente, a partir do gerenciamento dos estoques de água, alimentos para os animais e sementes.

O resultado desse trabalho é fruto de uma grande ação em rede, envolvendo diversos atores, como a Assessoria de Comunicação da ASA (Asacom), a rede de comunicadores populares, animadores de campo, equipes técnicas dos programas e coordenadores executivos. 

Outras categorias - A realidade do Semiárido foi tema de outros trabalhos finalistas em várias categorias, a exemplo do especial feito pelo Portal NE 10 – Cisternas da Discórdia, que concorre na modalidade Internet, e da reportagem Vozes da Seca, que concorre em Radiojornalismo.

Nenhum comentário: