terça-feira, 12 de março de 2013

No Sertão do Pajeú o Dia Internacional da Mulher é celebrado com Seminário e Vigília pelo fim da violência de gênero


Por Assessoria de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Fórum de Mulheres do Pajeú promoveu juntamente com a Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com a Casa da Mulher do Nordeste, uma programação especial com atividades em prol de políticas públicas para as mulheres, no município de Afogados da Ingazeira.

O seminário “Os Impactos da Seca na Vida das Mulheres” abriu a programação na quinta-feira (07), no auditório do Colégio Normal Estadual, quando representações  dos 17 municípios do Pajeú discutiram a convivência com o semiárido e os impactos na vida das mulheres, com palestra ministrada pela coordenadora do Programa Mulher e Vida Rural, da Casa da Mulher do Nordeste, Célia Souza. Também discutiram sobre políticas públicas para as mulheres e a questão da violência de gênero. No período da noite, realizou uma vigília na Praça Monsenhor Arruda Câmara, centro da cidade, com o lema ‘‘Basta de Violência Contra as Mulheres – Ligue 180”.

‘‘O 8 de março é um dia para se resgatar as conquistas das mulheres ao longo da história e entender que ainda há muito a ser conquistado para que as mulheres vivam em uma sociedade igualitária”, disse Célia Souza, da CMN.

Durante o encontro, a Secretária Executiva da Mulher de Afogados da Ingazeira, Joana Darck falou para a produção do programa de rádio Fala Mulher, da Casa da Mulher do Nordeste, sobre a implantação e o objetivo da secretaria no município.

‘‘Esse é um momento histórico para Afogados da Ingazeira. Estamos concluindo a parte democrática e encaminhando o projeto à Câmara de Vereadores para a implantação efetiva da Secretaria da Mulher, organismo de políticas públicas reivindicado há muito tempo pelo movimento de mulheres. Somos mais de 18 mil em Afogados, e o objetivo da secretaria é chegar à todas com políticas públicas’’, disse a secretária.

Carta aberta - Uma Carta Aberta de reivindicações foi apresentada por militantes feministas durante a Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores em Afogados da Ingazeira, na sexta-feira (08). A carta solicita a abertura de diálogo com o novo gestor e com o poder legislativo.

Prêmio – A Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú foi contemplada nacionalmente na última terça-feira (05) com o Prêmio “Mulheres Rurais Que Produzem o Brasil Solidário”, da Secretaria Nacional de Políticas Para as Mulheres, ligada ao gabinete da Presidência da República. O prêmio no valor de R$ 20 mil é fruto do trabalho de organização e empoderamento de mulheres desenvolvido pela rede, provando que é possível a produtividade coletiva para geração de renda em uma região castigada pela estiagem. A Casa da Mulher do Nordeste é uma das idealizadoras da Rede de Mulheres produtoras do Pajeú.

Nenhum comentário: