terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Fetape coloca em pauta o acesso das populações do campo ao SUS e a qualidade do atendimento

Por Assessoria de Comunicação da Fetape

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), por meio do seu Setor de Políticas Sociais, e a Confederação Nacional (Contag), a partir de uma parceria com o Ministério da Saúde, realizarão, na próxima quarta-feira ( 6/02), no Centro Social da Federação, em Carpina, o Seminário de Sensibilização, Informação e Mobilização para o Controle Social e Gestão Participativa do Sistema Único de Saúde (SUS).  O objetivo da atividade é debater como está o atendimento do SUS  às populações do campo.

A atividade reunirá cerca de 80 trabalhadores rurais dirigentes sindicais que representam o Movimento Sindical Rural nos Conselhos Municipais de Saúde das três regiões, prefeitos e vereadores de vários municípios, o deputado estadual Manoel Santos, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros parceiros da FETAPE. Em nível Federal, estarão presentes o ouvidor-geral do SUS, Luís Carlos Bolzan, e a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza.

“Além de discutirmos o acesso dos trabalhadores do campo ao SUS e a qualidade do atendimento, será construída uma agenda de compromissos, para fortalecer o direito dessas pessoas à saúde, de forma digna”, explica a vice-presidenta da Fetape, Maria Aparecida de Melo.

No dia anterior (05/02), os trabalhadores rurais participarão de uma Oficina de Escuta Itinerante do Estado de Pernambuco com Usuários/as do SUS que Moram no Campo. Os participantes poderão avaliar o Sistema Único de Saúde, tomando como base as experiências de acesso à assistência à saúde de seus municípios.

A partir dessas escutas itinerantes e qualificadas, espera-se que sejam acumulados subsídios para contribuir com a solução de problemas relativos às demandas de saúde das populações do campo e da floresta, com destaque para o alcance dos objetivos e resultados propostos na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta. As três esferas do governo (União, Estados e Municípios) têm compromissos assumidos com o fortalecimento do SUS no campo, por meio de ações e serviços de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde, conforme a Portaria nº 2.866/2011, e a pactuação na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), sob a Resolução Nº 3, do Ministério da Saúde, em 2011.

Nenhum comentário: