quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Publicação sobre cuidado com a água é lançada no Recife


Nesta sexta-feira, dia 25, será lançada a Agenda da Parceria 2013 com resultado de experiências de preservação de águas e que serão partilhadas com escolas públicas estaduais

Águas da Vida. Este é o mote da nona edição da Agenda da Parceria 2013, uma publicação das organizações não governamentais Diaconia, Caatinga e Centro Sabiá, e que será lançada nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, às 19h, no Centro Cultural Correios Recife. A publicação traz diversas experiências de agricultores e agricultoras dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte com a preservação de águas e será distribuída todas as escolas públicas estaduais de Pernambuco.

“A Agenda pretende cumprir um papel de sensibilização e provocar a reflexão de professores e estudantes sobre como estamos cuidando das águas, além de incentivar a mudança de práticas”, afirma Alexandre Henrique Pires, coordenador geral do Centro Sabiá. Além das escolas estaduais, diversos parceiros das instituições e comunidades rurais também receberão as agendas.

A decisão pelo tema Águas da Vida para a Agenda da Parceria 2013 se deu pela situação de cuidado que as águas estão necessitando para que todos tenham acesso com qualidade. Cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água e por isso, este ano de 2013 é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional de Cooperação pela Água, chamando atenção ao debate do acesso à água.

E experiências como a do agricultor familiar José Pereira da Silva, de Cumaru, no Agreste de Pernambuco, que é contada na Agenda, mostram que ações de cooperação pela água já estão sendo realizadas por algumas pessoas. Mais conhecido como Nivá, ele utiliza a forma agroecológica de plantar, sem o uso de agrotóxicos e de forma diversificada, fortalecendo a terra, pois essa forma de produção segura a água no solo. “Nossa região chove pouco, mas conseguimos produzir muito bem”, revela o agricultor.

Para Marcelino Lima, coordenador político pedagógico da Diaconia, a Agenda da Parceria valoriza ações que agricultores já realizam. “É marca da Agenda da Parceria trazer temas ligados às pessoas que são protagonistas da transformação social, expressando suas ações, suas formas de fazer e realizar projetos”, afirma. “Esperamos que a Agenda 2013 cumpra o seu papel pedagógico de estimular a geração de conhecimento através das informações que traz, e que continue sendo um instrumento de planejamento eficaz, estimulando mais pessoas a aguardarem a Agenda 2014 com ansiedade”, finaliza.

A publicação sela mais um ano da parceria entre a Diaconia, o Caatinga e o Centro Sabiá que tem gerado ações de melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias. Este ano, a publicação conta com o apoio da Campanha Cresça, uma campanha mundial da agência internacional Oxfam, que compartilha soluções sustentáveis para que todas as pessoas tenham alimento suficiente para garantia da segurança alimentar.

Ao final do lançamento será servido um coquetel de alimentos agroecológicos. O evento é aberto ao público. O Centro Cultural Correios Recife apóia o lançamento com a cessão do espaço.

Celebração – Este ano as organizações Centro Sabiá e Caatinga completam respectivamente 20 e 25 anos e a Agenda da Parceria também celebra essas comemorações. O Centro Sabiá atua nas três regiões de Pernambuco, e o Caatinga no Sertão do Araripe do estado. Em suas ações, as organizações incentivam a agricultura ecológica, o fortalecimento da agricultura familiar, a convivência com o Semiárido e o protagonismo de famílias agricultoras e jovens rurais. 

Serviço:
O que? Lançamento da Agenda da Parceria 2013 – Águas da Vida 
Onde? Centro Cultural dos Correios (Avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife) 
Quando? 25 de janeiro, às 19h

Outras informações:
Assessoria de comunicação do Centro Sabiá
Catarina de Angola - (81) 3223.7026 / 9661.7405 / 9672.0126

Assessoria de comunicação da Diaconia
Higor Gonçalves - (81) 322105.08 / 9646.1569

Assessoria de comunicação do Caatinga
Elka Macedo - (87) 3874.1258 / 9961.9414

Links:
Centro Sabiá - www.centrosabia.org.br

Nenhum comentário: