quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rotas Estratégicas vão sistematizar experiências de convivência bem sucedidas com o Semiárido


Por Clara Cavalcanti (Assessora de Comunicação da Diaconia)

Foto: Leonardo Freitas/Diaconia
Mais de 40 organizações, entre elas a Diaconia, se uniram para construir um projeto de gestão do conhecimento ligado às experiências sustentáveis de convivência com o Semiárido.  Entre os dias 22 e 24 deste mês, representantes das entidades participaram da “Oficina Redes de Colaboração e Rotas Estratégicas de Aprendizagem”, em Salvador (BA), onde deram início a formatação de quatro “rotas” que irão sistematizar experiências consolidadas de convivência com o Semiárido em sete estados do Nordeste – Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Segundo o coordenador da Unidade Territorial da Diaconia em Umarizal (RN), Leonardo Freitas, a iniciativa permitirá que outras pessoas e organizações tenham acesso às ações e tecnologias já presentes e bem sucedidas no Semiárido. “Com o conhecimento sistematizado, será possível, por exemplo, identificar o que funciona em uma determinada comunidade e levar a outra semelhante”, explicou Freitas, que representou a instituição no evento.

Em novembro, os participantes da oficina se reúnem novamente, no Recife, para dar continuidade à formatação das rotas. “Neste segundo momento, serão definidos os participantes, as organizações envolvidas, os conteúdos a serem abordados e metodologia a ser aplicada na sistematização”, informou Freitas, destacando que, com esse trabalho concluído, o próximo passo será a realização das visitas de campo nos Estados.

Rotas 
As quatro Rotas Estratégicas foram definidas a partir da identificação de pontos comuns entre os estados, como experiências e tecnologias de convivência, inovações tecnológicas sócio-produtivas, educação contextualizada, presença de organizações da sociedade civil, resiliência, entre outros.  Na primeira, estão Rio Grande no Norte e Ceará. Piauí, Pernambuco (região norte) e Bahia formam a segunda rota. A terceira engloba Paraíba e Pernambuco (Sertão do Pajeú) e, na quarta, se unem Bahia e Sergipe.

Oficina 
A “Oficina Redes de Colaboração e Rotas Estratégicas de Aprendizagem” é uma iniciativa do Programa Semear - Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste Brasileiro”, implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a Agência Espanhola para Cooperação Internacional (Aecid). 

Nenhum comentário: