quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Experiências do Haiti e Tanzânia são apresentadas no Intercâmbio


Por Nataly Queiroz

Foto: Marcelino Lima
O terceiro dia do intercâmbio internacional sobre agroecologia, promovido por Diaconia em parceria com a NCA, contou com a apresentação das experiências sociais desenvolvidas no Haiti e na Tanzânia. O primeiro país tem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano e dificuldades de acessar água limpa e energia. Por isso, o programa da NCA aporta ações que envolvem o uso de energia solar, a construção de biodigestores e promoção da higiene. Depois de um surto de cólera, eles começaram a trabalhar nas escolas com estudantes e professores, que são chamados de “heróis”, para difundir informações sanitárias, sobre água e higiene.

Nas comunidades eles promovem: proteção das nascentes, construção de quiosques com água para lavar as mãos, construção de biodigestores, atos de higiene pessoal e outras ações para promover a saúde coletiva. “O acesso à água limpa é uma importante questão ambiental. Nós estamos tentando promover isso. Diferentes comitês estão sendo treinados para continuar gerindo e mantendo o projeto após seu fim”, disse Gui Carlo, assistente de projeto da NCA do Haiti.

O programa da NCA na Tanzânia desenvolve ações para fortalecer as capacidades locais para promover o desenvolvimento local e produzir conhecimentos sobre o tema. As crenças e ideologias locais, assim como a cultura popular são respeitas e usadas nas intervenções sociais. Isso envolve a formação de comitês locais e caravanas da paz que se utilizam de música, por exemplo, para sensibilizar as comunidades. “Há um importante componente de gênero nas nossas intervenções. 80% dos participantes dos projetos ambientais e de empoderamento econômico são mulheres”, afirmou Albertina, coordenadora da NCA na Tanzânia.

Os participantes do intercâmbio internacional apontaram a importância de fortalecer o debate sobre a gestão (compra e venda) das emissões de carbono dentro da NCA e seus parceiros. Um ponto importante da discussão de grupo foi a criação de estratégias locais sustentáveis. “Nós resistimos a importação de tecnologias porque pensamos que isso poderia causar uma dependência negativa”, avaliou Marcelino Lima, coordenador da Diaconia.

À tarde, os representantes da NCA visitarão outras experiências agroecológicas.

Intercâmbio - O Intercâmbio Internacional para Construção de Conhecimentos sobre Agroecologia é promovido pela Diaconia e pela NCA. O objetivo é trocar experiências e produzir conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, justiça ambiental e direitos humanos. A iniciativa reune representantes da NCA em cinco países (Haiti, Vietnã, Tanzânia, Angola e Quênia) assim como da equipe da Diaconia.

Nenhum comentário: