terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cáritas Diocesana Regional NE II e Diocese de Pesqueira realizam Encontro Territorial do Agreste Meridional I e II


Por Adriana Leal - Comunicadora da Diocese de Pesqueira

No período de 28 a 29 de setembro, a Cáritas Diocesana Regional NE II e a Diocese de Pesqueira realizaram o Encontro Territorial do Agreste Meridional I e II, no Seminário São José, em Garanhuns.  O tema do encontro foi Trajetórias de lutas e resistências para efetivação da cidadania no Agreste Pernambucano, e estiveram presentes mais de 80 pessoas.

O objetivo do Encontro Territorial foi avaliar e fortalecer as ações de convivência com o semiárido no território à luz das experiências das famílias agricultoras na perspectiva da ampliação e consolidação do projeto de desenvolvimento rural sustentável.  E dentre os objetivos específicos estão: analisar as experiências de inovação técnica, social e politica em curso nos territórios, confrontando com os modelos de desenvolvimento em disputa na região; promover a troca de conhecimentos e praticas saberes e fazeres, contribuindo para a consolidação das politicas de convivência com o semiárido pernambucano e construir proposições a partir das praticas e iniciativas de inovações no campo da construção coletiva de conhecimentos para o fortalecimento da ASA no território.

Os temas centrais do Encontro Territorial do Agreste Meridional I e II foram: Soberania e Segurança Alimentar;Agroecologia “Concepções, experiências e politica”; Educação Contextualizada; Politica de Ater (construção de conhecimentos); Comercialização agroecológica e economia solidária e Comunicação e Sistematização de Experiências.

No dia 28 foram realizadas seis oficinas: Sementes Soberania e Segurança Alimentar, com o Centro Nordestino de Medicina Popular; Agroecologia “Concepções, experiências e política”, com Samuel, da Cáritas Regional II; Educação no Campo e a Juventude, com a SERTA; Política de Ater, com André Vasconcelos; Comercialização Agroecológica e Economia Solidária, com Ângelo Zanré e Comunicação e Sistematização de Experiências, com Daniel, comunicador do Cecor.

No dia 29 de setembro houve um trabalho em grupo para discutir quais temáticas deveriam ser priorizadas no território; e logo após houve um diálogo do território com ASA/PE, com Neilda Pereira, Coordenadora Executiva da ASA PE e Aldo Santos – Secretario Executivo da Agricultura Familiar.

No Encontro Territorial ainda foram escolhidos os delegados para o Encontro Estadual, que foram 12 para cada território, dentre agricultores e técnicos.

Nenhum comentário: