segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Agricultores do Agreste de Pernambuco se preparam para Encontro Estadual da ASA/PE


Por Catarina de Angola  (Centro Sabiá)

Agricultores e agricultoras do Agreste de Pernambuco reuniram-se nos últimos dias 02 e 03 de outubro, na cidade de Caruaru, no Encontro Territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas, realizado pelo Centro Sabiá e Associação de Agricultores e agricultoras Agroecológicos/as de Bom Jardim (Agroflor). As organizações integram a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

Com uma grande participação de jovens e mulheres, na pauta da atividade estavam três eixos discutidos ao longo dos dois dias: Juventude e Assistência Técnica, Comercialização e Segurança Alimentar e Agroecologia. “O encontro que faz parte das dinâmicas da ASA é sempre um encontro muito positivo. Os agricultores e agricultoras se colocam à disposição de discutir e aprofundar temas que são importantes para a continuidade do trabalho no Semiárido”, pontuou Carlos Magno, coordenador local do Centro Sabiá na região Agreste.

No primeiro dia, os/as presentes construíram uma Linha do Tempo da Agricultura Familiar e Camponesa, com foco na construção da história da região. A atividade registrou momentos importantes vividos pelos agricultores, que lembraram de fatos históricos, como as diversas grandes secas ao longo dos últimos quase 100 anos e de momentos como o Fórum Seca e a ocupação da Sudene. Para o jovem Henrique Luiz, 16 anos, da comunidade de Pedra Branca, em Cumaru, o encontro foi de muitas informações. “Foi um encontro onde a gente partilhou bastante experiência e conhecimentos, muita gente não sabia como eu trabalhava e eu vou levar muita coisa que pode ser usada por nós lá na comunidade”, afirmou. Ele destaca a construção da Linha do Tempo como momento mais rico.  “Descobri que as secas vem de período em período e não sabia que acontecia assim. Agora eu sei os períodos que se firmaram essas grandes secas”, disse o jovem.

Ainda no primeiro dia, experiências de cada eixo foram apresentadas. O que gerou debates em grupos. No segundo dia, além de apresentarem os resultados das discussões de grupo, os agricultores e agricultoras trocaram ideias com Verônica Santana, do Movimento da Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) e com Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas, da ASA. Eles contribuíram com o debate levantando questões. “A partir dos debates a gente conseguiu enxergar como se deu as conquistas pelos agricultores ao longo desses anos”, disse Roseli Maria da Silva, presidente da Associação dos Agricultores do Sítio Boqueirãozinho, em São Caetano.

Para Antônio Barbosa esse momento é importante para que as pessoas registrem suas histórias. “As pessoas que estão aqui contando a história de 100 anos, que nesse tempo aconteceram coisas boas e não tão boas. Se perderam pessoas, se perdeu produção. Mas também se criou o P1MC, se criou o P1+2. Então fazer o registro disso é legal para a gente saber em que momento a gente está. Ou seja, as coisas elas não começam aqui, elas tem uma caminhada e a nossa participação na caminhada. Porque a história depende muito de quem conta e aqui as pessoas estão contando a história delas mesmas”, pontuou, destacando a construção da linha do tempo.

Encontro Estadual – O Encontro Territorial foi uma das etapas de preparação para o Encontro Estadual da ASA Pernambuco, que será realizado nos próximos dias 09 a 11 de outubro em Araripina, Sertão do Pajeú de Pernambuco. Em Caruaru, nove delegados e delegadas foram eleitos para participar do Estadual, que é uma das etapas preparatórias para o VIII Encontro Estadual da ASA (EnconASA), que será realizado no mês de novembro, em Minas Gerais.“Essa será a primeira vez que vou participar do encontro estadual e tenho certeza que será muito proveitoso. Aqui foi só o começo”, disse a agricultora Fabiana Irene da Silva, de Cumaru, eleita uma das participantes para o encontro estadual.

Nenhum comentário: