sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ministro Pepe Vargas garante continuidade do Projeto Dom Helder Câmara durante ato solene em Ouricuri/PE

Por Mariana Landim – Assessora de Comunicação da ASA Pernambuco

Na última sexta-feira (27/07), a cidade de Ouricuri, Sertão do Araripe de Pernambuco, foi palco para entrega de títulos de propriedade de terra a 1.300 famílias agricultoras do município. A solenidade fez parte das ações do Programa de regularização fundiária - “Terra Legal Pernambuco”, que beneficiará 11 mil famílias em Ouricuri. O investimento é proveniente do convênio celebrado entre o Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe) e a Secretaria Nacional de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante o ato centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes, além de autoridades locais, representantes de movimentos sociais e de organizações que compõem a Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE). Na ocasião, foi formada uma mesa com a representante da ASA-PE no evento, Valéria Landim; com o Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos; com o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos; com o Governador do estado, Eduardo Campos; com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e outras lideranças políticas.

O presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, fez a cerimônia de abertura, e na sequencia apresentou a malha fundiária do município de Ouricuri. Ele explicou as etapas e como ocorreu o processo de regularização das propriedades, a partir do trabalho desenvolvido pelos técnicos do Instituto. O agricultor Antônio Pereira da Silva representou os milhares de beneficiários, recebendo o título das mãos do governador. Na oportunidade, o Banco do Nordeste liberou de forma simbólica, crédito emergencial para três do total de agricultores/as que obtiveram a escritura definitiva de suas propriedades.

Para a representante da ASA-PE, Valéria Landim, o Governo Federal tem avançado em ações no Semiárido brasileiro, por isso a ASA-PE reforça a continuidade e a ampliação de políticas públicas capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesta região. “O Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), é uma ação governamental que vem há mais de cinco anos transformando o Semiárido Brasileiro, a partir do desenvolvimento das comunidades rurais, considerando a autonomia e o protagonismo dos povos da região semiárida. É vital que esse projeto possa continuar por tudo que ele significa para as pessoas que são diretamente beneficiadas por ele. O PDHC é fruto de uma luta da sociedade civil organizada, e não podemos deixar que ele acabe”, assegura Valéria.

Logo em seguida, ela entregou uma carta assinada pelas organizações da ASA-PE e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) nas mãos do Governador Eduardo Campos e do Ministro Pepe Vargas. O documento intitulado “Manifesto das Organizações Sociais de Pernambuco e Fetape em apoio ao Projeto Dom Helder Câmara (PDHC)” foi fruto da mobilização e articulação das organizações de Pernambuco, onde reafirma a importância do Projeto no desenvolvimento da agricultura familiar  e convivência sustentável com o Semiárido Nordestino. Por fim, o manifesto resgata os objetivos específicos do PDHC, como também reivindica a liberação imediata dos recursos, e a continuidade e a ampliação do mesmo, que atualmente atende 15.500 famílias agricultoras, com o apoio das organizações da sociedade civil nesta execução.

De acordo com o ministro, as notícias são animadoras. A situação do PDHC já foi discutida em Brasília, no dia anterior ao evento. Na ocasião, representantes da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) colocaram a necessidade de prosseguimento de um Projeto que combate à extrema pobreza. Nesse sentido, o diálogo com o ministro ocorreu na perspectiva de continuidade do PDHC, principalmente no contexto atual de enfrentamento aos efeitos da seca pelas  famílias rurais.

“O Projeto Dom Helder Câmara é um projeto importantíssimo, mesmo que ele sofra alguns ajustes, ele não pode parar. Tivemos alguns cortes no orçamento do ministério, mas isso não afetará o PDHC. Posso dizer que 90% dos recursos previstos para o projeto no orçamento serão viabilizados. Desde 2011, o PDHC vem sendo mantido com recursos da união, então nessa segunda etapa, faremos um convênio internacional, no sentido de ampliar esse volume de recursos para o projeto. E por fim, quero parabenizar à Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), por todo trabalho que ela faz, e que é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dessa região”, garante Vargas.
Ainda durante a cerimônia, o ministro lançou o Plano Safra 2012/2013, que destina 650 milhões para investimentos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em Pernambuco.

Projeto Dom Helder Câmara transformando vidas

O Projeto Dom Helder Câmara é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA). Trata-se de uma experiência exitosa, não só no campo do fortalecimento da reforma agrária e da agricultura familiar no Semiárido Nordestino, mas principalmente porque investe de maneira efetiva na articulação e organização dos espaços de participação social.

A proposta do projeto é fortalecer a organização social, no sentido de contribuir com a cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias, numa perspectiva de equidade de gênero e geração, e de recuperação e proteção ambiental, aumentando as condições de convivência com o Semiárido.

O Projeto atua em seis estados da Região Nordeste: Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Nenhum comentário: