segunda-feira, 25 de junho de 2012

ASA Pernambuco prestigia Salão Regional da Agricultura Familiar no Sertão

Representantes de organizações da ASA PE destacam a importante parceria com a Fetape em seu evento de 50 anos de História

Neste mês de junho, o Movimento Sindical Rural completou 50 anos de história em Pernambuco. Para celebrar meio século de lutas e conquistas, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) promoveu Salões Regionais da Agricultura Familiar, Assalariados/as Rurais e Reforma Agrária Euclides Nascimento. Os eventos aconteceram na Zona da Mata e Agreste, nos meses de abril e maio, respectivamente, e na última quarta-feira (20), no município de Serra Talhada, Sertão do estado.

Na terra do xaxado, mais de mil pessoas estiveram presentes no Salão Regional, que contou com a participação de prefeitos da região; trabalhadores e trabalhadoras rurais; representantes da sociedade civil organizada; lideranças dos Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais dos municípios do Sertão; do Diretor do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Expedito Rufino, representando o Governo Federal; além do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e do Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, ambos representando o Governo Estadual.

A cerimônia de abertura iniciou com a apresentação de um grupo de xaxado, e logo em seguida lideranças sindicais, representantes da Fetape, do governo, da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA-PE) e de outras instituições, compuseram a mesa do evento. Os discursos dos participantes puderam evidenciar a trajetória e a importância do Movimento Sindical ao longo dos seus 50 anos de existência. Segundo o presidente da Fetape, Doriel Barros, a Federação é reconhecida pela sua atuação a partir de um histórico de luta e resistência do povo no campo. Para Doriel, a caminhada é marcada pelo desenvolvimento de processos reivindicatórios e de proposições de políticas públicas que atendem aos interesses de agricultores familiares, assentados rurais e assentados da reforma agrária.

“O momento é de comemoração, mas não devemos esquecer que o nosso compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras rurais é permanente. A nossa história é de mobilização e de articulação com os diversos setores da sociedade, que contribuem para a implementação de políticas sociais estruturantes, capazes de garantir qualidade de vida para a população do campo. É com esse espírito que devemos continuar firmes para construirmos mais 50 anos de avanços e conquistas”, enfatizou.

Durante o evento os representantes do governo destacaram a contribuição da Fetape para o modelo de desenvolvimento implantado pelo estado. Nesse sentido, a pauta de reivindicações da Federação frente à questão da seca que atinge às famílias do Semiárido pernambucano, rendeu mais uma conquista. Na ocasião, o secretário Ranilson Ramos comunicou oficialmente a participação da Fetape na composição do Comitê Estadual Integrado de Enfrentamento à Estiagem, e na sequência entregou ao presidente, o documento com as respostas do Governo do Estado referentes às reivindicações do Movimento Sindical para combater os efeitos da seca. A ideia é que com a entrada da Fetape e da ASA Pernambuco no Comitê, as ações anunciadas pelos governos Federal e Estadual possam ganhar agilidade.

De acordo com o Secretário de Agricultura Familiar Aldo Santos, o Movimento Sindical tem desempenhado um papel fundamental para ampliação da cidadania das famílias rurais. “Em todos os períodos de sua história, a Fetape tem cobrado ações estruturantes de convivência com o Semiárido junto com outros atores sociais, e isso reflete na realidade atual vivenciada pelos agricultores familiares. O processo de democratização da terra, e a luta para que as famílias tenham acesso ao crédito, assistência técnica e infraestrutura social e produtiva no campo fazem parte da caminhada da Fetape”, ressaltou.


Ao longo dos anos, a Fetape consolidou a parceria com a ASA-PE, a partir da luta pela convivência sustentável com o Semiárido, fortalecendo as práticas desenvolvidas pelas famílias agricultoras nas comunidades rurais. Em sua fala, o coordenador executivo da ASA-PE, Manoel dos Anjos, diz que é uma honra para a Articulação fazer parte da história do Movimento Sindical Rural. “Durante todos esses anos, a Fetape contribuiu diretamente para uma vida digna dos agricultores/as no campo. Dessa forma, a rede acredita e se sente parte dessa construção que é contínua, uma vez que a Federação integra a Articulação, engrossando a luta por políticas públicas voltadas para agricultura familiar no estado”, concluiu.

Ainda durante o Salão Regional, a Fetape homenageou as lideranças que marcaram a trajetória de 50 anos do Movimento Sindical. Algumas organizações da ASA-PE puderam expor materiais didáticos e informativos nos estandes disponibilizados no evento. A programação também contou com uma feira da agricultura familiar, serviços de saúde, emissão de documentos, espaço para crianças e apresentações artísticas.  

Nenhum comentário: