sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Organização da ASA/PE participa da Rota de Conhecimento Intercontinental na região do Mediterrâneo




Entre os dias 26 de setembro e 07 de outubro o Centro Sabiá estará participando da Rota de Conhecimento Intercontinental, a ser realizada na região do Mediterrâneo. Uma realização do movimento Slow Food, do Diversity & Development, do Centro Latino Americano para o Desarrollo Rural (Rimisp), dos Territórios com Identidad e do Procasur.

A Rota de Conhecimento Tecendo laços entre territórios da América Latina e o Mediterrâneo para uma rede de iniciativas inovadoras de valorização da diversidade biocultural busca gerar trocas de experiências entre atores sociais públicos e privados de diferentes territórios e países para que identifiquem interesses comuns, agregando valor e apostando as suas melhores iniciativas de desenvolvimento socioeconômico. “A participação nesse evento amplia a possibilidade de diálogo da experiência do Centro Sabiá no campo do desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco com experiências de lugares, povos e populações que, em certa medida, têm dificuldades e necessidades semelhantes a nossa realidade”, afirma Alexandre Henrique Bezerra Pires, coordenador geral do Centro Sabiá, que irá participar da Rota.

E completa: “É também a oportunidade para que a gente possa conhecer outras experiências e o que elas apontam de inovação e estratégia de replicabilidade. Além de possibilitar o contato do Sabiá com iniciativas populares com apoio de instituições privadas, de conhecer mais experiências de apoio no âmbito público e privado”, diz Alexandre.

Durante a Rota, serão visitadas diversas e diferentes experiências e iniciativas, provocando a reflexão coletiva para a possibilidade de futuras iniciativas conjuntas, e possibilitando também a troca e o intercâmbio de conhecimento entre as experiências visitadas e os participantes. Entre os temas que serão trabalhados estão estratégias locais articuladas, acesso a mercados, valorização da diversidade biocultural, mudanças climáticas, redução da pobreza, entre outros. Serão visitadas quatro áreas na bacia sul do Mediterrâneo. Serão as províncias de Serranía de Ronda, na Espanha; Chefchaouen, no Marrocos; e Grosseto, Siena y Arezzo, na região da Toscana e Langhe y Roero, na região de Piemonte, na Itália.

“Temos a expectativa de conseguir mostrar a importância do papel político do nosso trabalho, por meio da nossa atuação nas redes ASA [Articulação no Semi-Árido Brasileiro], ANA [Articulação Nacional de Agroecologia] e Rede ATER Nordeste. A gente se fortalece e fortalece o movimento de convivência com o Semiárido e o movimento agroecológico. Nossa participação nesse espaço nos possibilita ser mais conhecido e nós desejamos que isso possa trazer o fortalecimento institucional, mas também que fortaleça o papel das redes”, concluiu Alexandre.

A Rota será realizada em duas partes, sendo esta primeira na região do Mediterrâneno e a segunda parte na América Latina, nos países da Bolívia e do Peru, em abril de 2012.  A Rota de Conhecimento Intercontinental também conta com patrocínio do FIDA, da Fundação Ford e do Centro Internacional de Investigaciones para el Desarrollo (IDRC), do Canadá.

Nenhum comentário: