Por Arméle Dornelas
Na última terça-feira, o II Encontro Latino Americano de Gestão Comunitária de Água e Saneamento foi iniciado em Cusco, no Peru. O evento ocorrerá até o dia 15 de setembro e conta com a participação de representantes de entidades públicas, privadas, associações, federações, ong’s, técnicos, profissionais, lideranças e a sociedade civil em geral, todos tendo na gestão da água seus focos principais de trabalho. Entre eles está a coordenadora executiva da ASA Brasil pelo estado de Pernambuco e coordenadora da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, a assessora do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da ASA Brasil, Sandra Silveira, e o coordenador-geral de acesso à água do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Brasil, Igor Arsky. Os brasileiros irão integrar os debates que buscam dialogar sobre as oportunidades e mecanismos financeiros de acesso a água na America Latina e apresentarão a parceria na construção de cisternas entre a ASA e o MDS.
O objetivo central do evento em 2011 é explorar as diferentes alternativas para a criação e/ou ampliação de mecanismos financeiros de acesso a água nas regiões latino-americanas, contribuindo para um desenvolvimento sustentável. O momento criará espaços de troca de experiências que abordem iniciativas em gestão comunitária da água e de seu saneamento pelos países, fortalecendo os debates sobre a questão.
No encontro, a parceira da ASA junto ao MDS será compartilhada entre os participantes para mostrar a importância de serem feitas articulações entre a sociedade civil e o poder público na busca pela garantia do acesso a água para as populações que vivem em regiões de escassos recursos hídricos. Esse espaço levantará a trajetória desse trabalho e a importância da atuação da ASA para o fortalecimento da convivência digna no semiárido brasileiro.
Para Neilda Pereira, esse é um momento único para a socialização das experiências de gestão comunitária e saneamento da água na América latina, “Além de conhecer outras experiências vamos ter a oportunidade de apresentar as ações que temos desenvolvido na linha da convivência com o semiárido. No evento também teremos a oportunidade de participar do lançamento de uma publicação realizada pela Fundação da Avina sobre a ação da ASA como modelo de Governabilidade Democrática da água na América Latina, então, será um importante momento para a ASA” reforça Neilda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário