domingo, 29 de maio de 2011

ASA realiza encontro para fortalecer a ação dos comunicadores populares

Fernanda Cruz - Asacom

Os coordenadores das Unidades Gestoras Territoriais (UGTs) do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), os comunicadores populares, representantes da coordenação executiva da ASA, e equipes técnicas do P1+2 e da Assessoria de Comunicação da ASA (Asacom) se reunirão em Recife (PE), nos dias 1º, 2 e 3 de junho, para debater sobre a comunicação popular na rede e buscar estratégias de fortalecimento da ação nas dinâmicas locais, estaduais e nacional.

A programação do evento também prevê momentos de debate com os comunicadores e coordenadores separadamente, nos quais serão abordados as especificidades do trabalho de cada grupo. Nesse contexto, os comunicadores farão uma visita de campo, onde terão a oportunidade de exercitar suas habilidades técnicas em comunicação.

O estímulo à criatividade será um dos destaques desse momento, quando serão trabalhados diversos formatos e linguagens de comunicação, como o áudio, a poesia, a fotografia, o texto, entre outros. A proposta é provocar no grupo a leitura da realidade através de outros canais perceptivos, ampliando o olhar desse grupo sobre o Semiárido.

O resultado desse trabalho será socializado no último dia com os demais participantes do encontro e também será divulgado na edição nº120 do Compartilhando Ideias, o boletim eletrônico da ASA, na semana seguinte ao evento.
De acordo com a coordenadora executiva da ASA, Valquiria Lima, “esse é um espaço privilegiado de nos encontrarmos para refletir sobre o que está acontecendo nos estados, trocar experiências, avanços e desafios da nossa pratica diária”.


Atualmente, a ASA possui 26 comunicadores e comunicadoras populares, espalhados nos territórios de atuação do P1+2 em nove estados. Valquiria Lima explica que ter essas pessoas no corpo técnico das organizações responsáveis por animar os processos de comunicação é um avanço e também uma grande responsabilidade. “Devemos comemorar essa conquista, mas também precisamos pensar nos desafios na formação e na compreensão de uma comunicação que precisar animar as pessoas, as comunidades, os territórios, a sociedade, os movimentos, as políticas públicas, etc.”, afirma.

Esse evento está sendo organizado pela Assessoria de Comunicação da ASA e pelo Programa Uma Terra e Duas Águas.

Nenhum comentário: