O último dia de atividades do Encontro Estadual da ASA-PE 2010, teve início com uma mesa debatedora que trouxe o tema: Programa de Aquisição de Alimentos no Semiárido pernambucano e o seu significado para a Agricultura. Na ocasião, foram apresentadas as experiências de São José do Egito e Bom Jardim.
Primeiramente, o sócio da Associação dos Apicultores e Meliponicultores Orgânicos do Alto Pajeú (AAPOMEL) e representante do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de São José do Egito Bernardo Sena falou sobre os desafios enfrentados pelos/as agricultores/as e as conquistas que tiveram. Ele ressaltou que o trabalho vem sendo bastante exitoso e, inclusive, os/as produtores/as já vendem para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) há um ano.
A outra experiência foi apresentada pelo coordenador do Programa Um Milhão de Cisternas pela Agroflor, Gilvan Anjos, que contou um pouco da história de organização dos/as agricultores/as agroecológicos/as de Bom Jardim na comercialização. “Além de promover a segurança alimentar, a venda para o PAA também reflete na preservação ambiental”, afirmou Gilvan.
Em seguida, houve um debate, que contou com a participação do delegado adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Pernambuco, Ivaldo Bispo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário