sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Comunicação para mobilização e transformação

Encontro em Arcoverde também abordou a importância da comunicação para as ações da ASA/PE, comunicadoras populares puxaram a discussão


por Antônio Oliveira, Catarina de Angola , Mariana Landim e Rafaella Sabino – Comunicadores populares da ASA - UGTs Diocese de Pesqueira, Centro Sabiá, Chapada e Diaconia

Comunicadoras da ASA/PE falaram sobre
comunicação
Tema de um dos grupos de trabalho do Encontro Estadual de Formação e Mobilização para Convivência com o Semiárido, a Comunicação foi discutida como estratégia fundamental para as ações da Articulação no Semi-Árido Pernambucano (ASA/PE). O encontro que aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto, na cidade de Arcoverde, Agreste Meridional de Pernambuco, contou com a participação das/os comunicadoras/es populares da ASA/PE, que puxaram a discussão.

No grupo de trabalho (GT) foram registradas as dificuldades, tensões, avanços e conquistas, ou seja, todo contexto que envolve os processos de comunicação no âmbito estadual. Na oportunidade, foi feita uma síntese dos principais desafios para a comunicação da articulação. Como se trabalhar uma comunicação integrada da ASA/PE? E como potencializar as ações das/es comunicadoras/es populares nos territórios? Foram algumas das questões levantadas no GT de comunicação.

GT de comunicação no encontro
No segundo dia de encontro, foram construídas propostas de encaminhamentos e apresentadas para os participantes. Entre as propostas apontadas, destacam-se à realização de oficinas de formação a nível de território, que posteriormente possibilite a construção de uma oficina estadual para socializar os resultados adquiridos e a elaboração de um planejamento das atividades de comunicação nos territórios de atuação das Unidades Gestoras (UGs) dos programas da ASA.

O debate contou com a participação efetiva da plenária e na ocasião foram debatidas sobre os caminhos e as estratégias que a articulação deve traçar no que se refere a temática de comunicação popular. Foi avaliado que a comunicação aparece no contexto das diversas dinâmicas da ASA, o que comprova a importância em fortalecer os processos de comunicação na região semiárida, a partir dos programas de formação e mobilização social da articulação.

Para ver mais fotos do encontro de Formação de Mobilização da ASA/PE em Arcoverde é só clicar abaixo:



Assista o vídeo em que a comunicadora popular da ASA Mariana Landim, pela UGT Chapada, fala como foi o debate de comunicação durante o encontro.

Nenhum comentário: