sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Agricultores visitam experiências para conhecer tecnologias difundidas pelo P1+2

por Marvson Andrade, assessor técnico do Centro Sabiá

Na última segunda-feira, dia 23 de agosto, agricultores familiares de São Caetano, Tacaimbó, Panelas e Lagoa dos Gatos, na região Agreste Central de Pernambuco, participaram de um intercâmbio para conhecer experiências de famílias beneficiadas com cisterna calçadão e tanque de pedra e seus sistemas de produção.

No grupo, estavam agricultoras que irão receber a implantação de um tanque de pedra na sua propriedade e a visita foi muito importante para o entendimento da importância desse beneficio na comunidade.
Pela manhã, a visita aconteceu no Sítio Cafundó, no município de Tupanatinga, na casa da agricultora Maria Aparecida, que possui uma cisterna calçadão, com capacidade de armazenar 52 mil litros de água da chuva. Com a água da cisterna, ela mantém um canteiro produtivo.
À tarde, a visita foi na propriedade do agricultor Espedito Luiz, do assentamento Fundão, no município de Arcoverde. Ele possui uma produção de frutas agroecológicas. Em seguida, estiveram na propriedade da agricultora Maria Bezerra dos Anjos no Sítio Barbado, em Venturosa, onde conheceram um tanque de pedra, também tecnologia de captação de água do P1+2.

A cisterna calçadão e o tanque de pedra são tecnologias de armazenamento de água para produção de alimentos e criação animal. As tecnologias são difundidas na região semiárida brasileira através do Programa Uma Terra e Duas Águas, realizado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Cooperação Espanhola.

Nenhum comentário: